Luta pela moradia: famílias ocupam prédio na Orla

As famílias ocupam o prédio inacabado de um antigo hotel na Orla Fotos: Portal Infonet

A luta pela casa própria fez com que cerca de 200 famílias ocupassem um prédio na Orla de Atalaia, desde a última quarta-feira, 3. O prédio antigo de um hotel inacabado, localizado na Orla de Atalaia, zona sul da capital, virou a nova moradia para cerca de 500 pessoas entre idosos, crianças, jovens e adultos que visualizam a esperança de poder adquirir uma residência.

O Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu) coordena a ocupação. De acordo com o representante Marcos Simões, o grupo está organizado e acolhendo a todos que chegam ao prédio. Marcos explica que todas as famílias que chegam à ocupação passam por uma entrevista para saber se realmente necessitam ser abrigadas. “O nosso objetivo é acolher a todos que não têm casa própria, mas é preciso fazer uma entrevista com todos que chegam para saber

Adriana conta que pretende conquistar uma casa própria
se o perfil de cada um”, destaca.

Marcos também acrescenta que o prédio está abandonado há 15 anos. “Tem muito dinheiro público usado nessa obra e nada foi usado, por isso, decidimos ocupar este prédio. Sabemos que as famílias que estão aqui não têm condições de entrar em um financiamento imobiliário por conta da burocracia”, ressalta o representante do Motu, salientando que o objetivo é continuar a ocupação.

Luta

A auxiliar de serviços gerais Adriana Dias conta que pegou a pequena Larissa, de apenas quatro meses, e decidiu ficar no prédio. “Estava pagando R$250 de aluguel em uma pequena vila na Coroa do Meio e quando fiquei

Grávida de quatro meses Vanessa sonha com um futuro melhor
sabendo não pensei duas vezes, vim logo para cá. Sou sozinha e não tenho ninguém para me ajudar”, diz.

Grávida de quatro meses, Vanessa Santos Silva saiu do aluguel de uma pequena vila e diz que tem esperança de conseguir uma casa para morar com a família. “Meu marido trabalha como ajudante de pedreiro e não tem salário fixo. Tenho um filho de três anos, então a minha esperança é uma casa”, fala.

Com dois filhos pequenos de três e um ano de idade, a doméstica Erivania Santos Silva acompanhou a irmã Vanessa no sonho por uma residência. “Liguei para a minha patroa e explique não iria trabalhar hoje pela manhã para tentar trazer as minhas coisas para cá, por enquanto ainda não trouxe os meus moveis”, diz.

Água limpa e parada e os riscos da dengue
Um aluguel de R$250 e o desemprego do marido motivaram a diarista Nivea Maria Santos de Lima a ocupar o prédio. “Sou mãe de três filhos e meu marido está desempregado. É muito difícil pagar um aluguel sem ter ninguém para ajudar. O importante é que todos se unam para conquistar a casa própria, aqui não tem ninguém melhor que ninguém”, conta.

Riscos

Com a estrutura inacabada o prédio não é um local seguro para as famílias. Entre os problemas estão a fiação exposta e uma piscina com água limpa e parada que pode ser foco do mosquito da dengue. Outra questão é a falta de isolamento para a área da piscina, o que pode ser um risco para a segurança das crianças que estão no local.

Assistência   

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria Municipal da Assistência Social. A informação é que por enquanto, nenhuma providência será tomada. Já na Secretaria Estadual da Inclusão Social o assessor esclareceu que a responsabilidade de assistir os desabrigados com roupas ou alimentos é do município.

Resistência

No mês passado o Portal Infonet mostrou a situação das famílias que ocupam dois galpões no bairro Siqueira Campos. Uma resistência que já dura dois anos.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais