
Mais de três milhões de pessoas já foram beneficiadas com absorventes entregues gratuitamente em todo o Brasil nos últimos dois anos. Foram aproximadamente 500 milhões de unidades distribuídas e um investimento de mais de R$ 248 milhões.
Para enfrentar a pobreza menstrual no país, desde 2024, o Programa Dignidade Menstrual busca promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e garantir a distribuição gratuita de absorventes à população, com idade entre 10 e 49 anos, inscrita no CadÚnico, que tenha renda mensal de até R$ 218, ou seja estudante de baixa renda da rede pública, ou esteja em situação de rua. Três milhões de pessoas estão aptas e podem acessar o programa de forma recorrente.
De acordo com o Coordenador-Geral do Farmácia Popular, Bruno Fernandes, a entrega gratuita de absorventes é de grande relevância, sobretudo para as pessoas em idade escolar. “O nosso público-alvo vai de 10 a 49 anos, mas existem estudos que mostram que as meninas, principalmente no período escolar, chegam a perder de quatro a seis dias de aulas por mês. Isso é uma perda significativa na educação”, destacou.
“Além das meninas que perdem aula, nós temos diversas outras situações em que as mulheres são privadas da cultura, do lazer, do próprio trabalho, por falta desse item tão básico de saúde, de higiene. Esse item traz dignidade, traz mais igualdade de gênero. Então, não é só um programa de saúde, ele traz vários outros benefícios juntos”, acrescentou.
Desde 2025, Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram a emitir a autorização necessária para a retirada dos absorventes nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular, assim como pela página de consulta do Pé-de-Meia, para estudantes do programa. Os dois novos canais facilitam o acesso que antes só era possível por meio do aplicativo Meu SUS Digital. O documento tem validade de 180 dias e a cada emissão, a beneficiária pode retirar 40 absorventes para utilização durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.
Ainda em novembro do mesmo ano, o Governo do Brasil passou a enviar avisos sobre o Dignidade Menstrual por WhatsApp e pela caixa postal do aplicativo Gov.BR às pessoas que menstruam usuárias dos programas do SUS, para promover o benefício e fazer com que a informação chegue a quem mais precisa.
Onde e como retirar?
Os absorventes devem ser retirados nas unidades credenciadas pelo Programa Farmácia Popular, mas antes é preciso gerar uma autorização por meio do aplicativo ou do site Meu SUS Digital. Também é preciso apresentar CPF e um documento de identidade com foto. Em caso de dificuldade de acesso ao programa, o governo orienta que as pessoas busquem as Unidades Básicas de Saúde (UBs) para imprimir a autorização.
Fonte: Agência Gov
*Com informações do Ministério da Saúde
