Mais de 40 mil sergipanos faltam receber kit digital

Mais de 40 mil sergipanos precisam retirar o kit digital (Foto: Arquivo Infonet)

Juarez Quadros lembra que sinal analógico será desligado no dia 30 de maio (Foto: Portal Infonet)

Antônio Carlos Martelleto, presidente da Seja Digital, fala da variação do valor do kit para quem precisa comprar (Foto: Portal Infonet)

Mais de 40 mil famílias sergipanas ainda precisam buscar o kit com conversor digital a que têm direito. O sinal analógico de televisão será desligado na noite do próximo dia 30 de maio e, a partir desta data, os beneficiários com pendência ficarão sem poder assistir TV.

Nesta sexta-feira, 4, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, esteve em Aracaju para realizar a entrega do kit número 140 mil no estado. Em todo o Brasil, já foram entregues mais de 9 milhões de conversores, número considerado satisfatório. “Em algumas cidades, os telespectadores da recepção digital já chega a 100%. O sinal analógico já foi desligado nas capitais do sul e sudeste. No Nordeste, faltam apenas cinco. Na hora em que se faz a entrega gratuita dos equipamentos, as pessoas assistem uma televisão melhor, com som em alta qualidade, damos uma oportunidade de integração”.

Na maioria das vezes, o kit será utilizado nas antigas TVs de tubo. No entanto, as televisões de plasma produzidas antes do ano de 2010 também demandam a aplicação do conversor. O kit é composto também pela antena, cabos conectores e controle remoto.

A restrição ao sinal digital irá permitir uma melhoria nos serviços de internet móvel, já que a frequência utilizada pelo sinal analógico ficará ‘livre’. “80% dos telefones celulares são aparelhos inteligentes. Com o uso das frequências mais nobres, haverá mais capacidade para transferência de arquivos. A capacidade de downloads vai aumentar, chegando a 45 megabits por segundo ou mais”, explicou Quadros.

A partir de agora, na etapa final da ação, será feito um trabalho de convencimento para que as famílias habilitadas agendem a retirada do conversor. Dúvidas podem ser esclarecidas através do número 147. Até agosto deste ano, todas as capitais terão apenas sinal digital.

As pessoas que têm direito são as beneficiárias de programas sociais como Bolsa Família, ‘Minha Casa, Minha Vida’ e Tarifa Social e Energia Elétrica. Quem não tem acesso aos benefícios pode adquirir o kit em lojas. “A gente acompanha como está o consumo, não vai faltar equipamento. O valor varia muito, mas nesta última etapa tem muitas promoções. A pessoa pode encontrar variando entre R$80 até R$200, dependendo do fabricante”, contou o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelleto.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais