Mais famílias ficam desabrigadas no Bairro Santa Maria

Canal avança sobre barracos
Os barracos, que ficam localizados nos fundos do canal do bairro Santa Maria, na área da Prainha, foram invadidos pela lama e pela água. No Morro do Avião, os barracos continuam desabando, deixando muitas famílias desabrigadas. A tendência é de continuidade das chuvas sobre Aracaju.

Na Prainha, a situação é desoladora. Diversas pessoas deixaram os barracos, temendo o desabamento e aguardam que alguma medida seja tomada por parte da Prefeitura de Aracaju. A catadora Maria Joelma da Silva, que mora em um dos barracos invadidos pela lama, afirma que “está desesperada, pois muitos barracos já caíram”. Ela reside no local com a filha de cinco

Barraco desabou com as chuvas no Morro do Avião
anos e teme que a criança fique doente. “Tem muita lama e lixo. Eu estou com medo de que minha filha adoeça”, ressalta.

Da mesma forma, o jovem Adilson Nogueira relata que a água já derrubou seu barraco e ele está morando na casa de amigos. “A prefeitura precisa fazer alguma coisa. Se continuar deste jeito, todos os barracos serão levados pela água”, alerta ele.

Morro

No Morro do Avião, a lama continua cedendo e os barracos indo ao chão. “Todo dia cai dois ou três barracos aqui. O meu já caiu e eu já fiz outro, que pode ser levado pela lama se a

Maria Joelma está preocupada com as chuvas
chuva aumentar a terra ceder”, conforma-se um dos moradores da área, que preferiu não se identificar.

Outro morador da área, o catador Antonio Santos mostra o barraco em que residia e que já está com o telhado, feito de madeira, cedendo. “Eu não durmo mais aqui. Estou num barraco vizinho”, explica o catador. Ao redor do barraco de Antonio, outros três já foram destruídos e a situação tende a piorar, pois com o desabamento dos barracos, outros são construídos no dia seguinte. “Não temos para onde ir. O jeito é fazer outro em uma área menos perigosa”, resigna-se o catador.

Transferência

Na Prainha, famílias foram para as ruas

Desde a semana passada que a Secretaria de Inclusão Social (Semasc) da Prefeitura de Aracaju está realizando a transferência das famílias das áreas de risco para galpões. As famílias do bairro Santa Maria estão sendo levadas para dois galpões, que ficam localizados no bairro Santos Dumont, até que seja encontradas casas disponíveis para alugar.

A diretora de Assistência Social da Semasc, Edvaneide Paes, explica que a secretaria está trabalhando diariamente na transferência das famílias. “Mais três famílias do Morro do Avião já foram levadas para o galpão e outras quatro famílias já foram transferidas para casas de aluguel. O trabalho não pára!”, comenta ela.

Barraco do catador Antonio pode cair a qualquer momento
Previsão

A previsão é de que chuvas continuem ocorrendo em Aracaju, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. “Pode haver redução nas chuvas, mas o período se estenderá até o final de julho”, informa o meteorologista Lincoln Muniz.

Por Valter Lima

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais