Na tarde desta sexta-feira, 13, um golfinho foi encontrado sem vida na Praia 13 de Julho, nas imediações do Iate Clube de Aracaju. O animal morto chamou a atenção de curiosos que passavam pelo local. Segundo a bióloga Wanessa Belo, do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), é a segunda morte dessa espécie registrada em duas semanas no mesmo local. Ferimentos apontam morte ocasionada por redes de pesca
Na semana passada, o Portal Infonet já havia alertado quanto ao grande número de golfinhos mortos no litoral sergipano, mortes ocasionadas principalmente por redes de pesca. Segundo a bióloga, o mamífero encontrado nesta tarde também apresenta ferimentos que podem ter sido ocasionados por esses instrumentos de pesca.
“A Polícia Ambiental foi chamada e levará o animal para a sede do Ibama. Lá será feita a necrópsia para constatarmos as verdadeiras causas da morte. Preliminarmente, o que posso dizer é que o golfinho tem ferimentos típicos daqueles ocasionados pelas redes de pesca. Mas só teremos certeza após a necropsia”, afirma Wanessa.
Segundo a bióloga, o aparecimento de golfinhos dessa espécie (Sotalia guianensis) é constante no litoral sergipano, sobretudo nessa mesma área onde foi encontrado o animal morto. Ainda de acordo com a bióloga, a utilização imprópria das chamadas redes de espera tem causado a morte de muitos mamíferos aquáticos.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B