Major dá dicas para evitar assaltos em casas de veraneio

Casas de veraneio podem ser alvos fáceis para ação de bandidos (Foto: Arquivo Infonet)

Uma das práticas mais comuns em verão, principalmente entre grandes grupos de amigos ou familiares é a visita a casas de vereneio, seja em praias, no interior ou na zona rural. Apesar de a intenção ser se divertir, deve existir todo um cuidado com a segurança, por conta da alta da violência, principalmente em áreas menos movimentadas. Nossa equipe conversou com o major Giovane Feitosa, subcomandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (PM), e trouxe recomendações para garantir o bem-estar da galera. Confira:

Relação com vizinhos

“Acredito que no caso de passar temporadas em casas de veraneio, se mantenha uma boa relação com vizinhos, para que um sirva de vigia do outro. Na hipótese de haver alguma anormalidade, o outro pode notar, avisar aos vizinhos e ligar para a polícia. Um pode ser parceiro do outro, agir como colaboradores. É bom também criar grupos de Whatsapp, para compartilhar informações sobre veículos suspeitos, pessoas nunca vistas no local pedindo informações…  Isso já dá a ideia, desperta a necessidade de vigilância”, comentou.

Residência

O policial ressalta que também devem ser tomado cuidados com a própria casa, ao deixá-la vazia para "veranear". “Lembrar de deixar o número de celular com um amigo de confiança, que more na mesma rua, seja da mesma comunidade. Ele pode saber se tem algo de estranho na residência, não só para problemas de segurança, mas também quando ocorre vazamentos de água ou algum problema estrutural”, recomendou o agente de segurança.

Equipamentos de segurança

“Procurar casas com equipamentos de segurança, como cerca elétrica, é o ideal, principalmente quando a gente não conhece bem o local. Uma que tenha circuito de câmeras seria excelente, porque pode ajudar em uma possível investigação. A cerca acaba inibindo a presença dos criminosos. Existem circuitos de alarme em que o monitoramento é possível pelo celular. Mesmo da cidade, de casa, a pessoa consegue ver os movimentos no imóvel, no caso dos proprietários de casas de veraneio.

Residências com muros altos dificultam bastante a ação dos bandidos que querem invadir. Um dos pontos que poderiam contribuir para todos é a comunidade, em conjunto, contratar vigias para ajudar na segurança. Não precisa sequer estar armado, apenas olhando o movimento e avisando, e até ligando para a polícia”, explicou Giovane.

Major Giovane dá dicas de como evitar assaltos em casas de veraneio (Foto: PM)

Histórico

“Quando a gente visita ou passa um período em locais pouco conhecidos, é importante ter noção dos índices anteriores de arrombamentos nestas casas, procurar notícias. O pior é ter a residência invadida e ser surpreendido”, sugere.

Reação

“Quando um possível assalto ocorrer, é tentar manter o máximo de calma possível, e colocar à disposição o que tiver. Facilitar da melhor forma o caso, para que não haja violência física. Reagir a um assalto é perigoso, porque alguém pode acabar morrendo. As pessoas não esperam que vá acontecer, e muitas vezes não se preparam. No momento, é melhor já ter a ideia pré-concebida de abrir diálogo, de que vai dar os objetos que tiver, seja dinheiro ou celular”.

Contato com a polícia

“Não tem outra saída, após acontecer fatos assim, tem que ligar para a polícia. É bom saber antes de alugar a casa, saber se tem posto policial, hospital, delegacia próximos, para facilitar”.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais