Malhador registra quinto tremor de terra em menos de 20 dias

Malhador registrou cinco tremores de terra somente em 2019 (Foto: LabSis/UFRN)

O município de Malhador registrou um novo tremor de terra na madrugada desta quarta-feira, 23. Este é o quinto registro de abalo sísmico na cidade em menos de 20 dias.

De acordo com informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o tremor ocorreu por volta das 3h da manhã e teve magnitude de 1.3 na escala Richter. A atividade sísmica foi captada pela estações sismológica instalada no município de Lagarto.

O professor Aderson Nascimento explicou que o Laboratório Sismológico está ciente da sismicidade da região, mas que a frequência de tremores em Malhador ainda é um fato novo, visto que não dados que revelem o histórico de abalos sísmicos na área.

O especialista  explicou também que o Laboratório Sismológico está cogitando a possibilidade de realizar um estudo aprofundado na região com financiamento do Poder Público – aos moldes do projeto já realizado na região de Baixa Grande/B. Entre as ações, está o envio de pesquisadores para estudo detalhado dos fenômenos e a realização de palestras para a população a fim de esclarecer os fenômenos e como agir nesses casos.

O Laboratório Sismológico usou sua página oficial, o Blog Sismos do Nordeste para comentar as ocorrências em Malhador. ” Como se vê, a atividade sísmica em Malhador continua. No entanto, é impossível prever como será sua evolução. É possível que ocorram mais alguns tremores e a atividade cesse por um período, como já aconteceu anteriormente. É possível também que a atividade persista, inclusive com a ocorrência de tremores de maior magnitude dos que até agora observados. Só o tempo dirá qual será a evolução da atividade sísmica em Malhador”.

Este é o quinto tremor de terra somente este ano em Malhador. O primeiro ocorreu no dia 9 de janeiro com magnitude de 2.6 O segundo ocorreu no dia 12 de janeiro e atingiu 1.7. Os outros dois foram registrados no dia 19 de janeiro com magnitude 1.9 e 2.0.

por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais