Donos de barcos contestam medida do Mapa que proíbe pesca de camarões

A Associação dos Donos de Barcos de Sergipe, desde que tomou ciência da instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), proibindo a pesca de camarões e lagostas no mar, a partir de 1º de novembro até o final do ano, já está se mobilizando para conseguir prazo que permita que as embarcações que estão em alto mar, retornem à costa dentro do calendário previsto sem ter a pesca prejudicada. A medida foi anunciada nesta terça-feira, pelo Mapa, em “decorrência de provável contaminação dos animais”, justificou em documento. O principal argumento dos donos de barcos é que muitos recursos são empenhados a cada saída de barcos, e um eventual retorno antes do tempo vai provocar prejuízos para os pescadores e proprietários das embarcações.

Confira a reportagem completa no vídeo:

O assunto será discutido em audiência na tarde desta quarta-feira, 30, na Justiça Federal, com participação de todos os órgãos envolvidos na apuração e contenção desse derramamento de óleo que atinge o litoral nordestino. Nossa reportagem consultou o Ibama, em Sergipe, que também demonstrou preocupação em como solucionar a questão. O Ibama informou que se posicionará posteriormente, conforme resultado das discussões desta quarta-feira na Justiça.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais