Maré alta provoca surgimento de novas manchas de óleo no litoral

‘Bolotas” de óleo são encontradas em várias partes do litoral Sul de Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

Novas manchas de óleo continuam surgindo no litoral sergipano, principalmente nas praias da região Sul entre os municípios de Aracaju, Estância e Itaporanga D´Ajuda. De acordo com observações dos técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), as manchas são remanescentes daquele volume de óleo que se espalhou por toda região Nordeste e em parte do Sudeste no ano passado e que estavam submersas.

Resíduos de óleo se misturam à areia na praia

Os banhistas estão encontrando com frequência ‘bolotas’ de óleo nas praias, que estão surgindo em função da maré alta, conforme informações do diretor-presidente do órgão ambiental, Gilvan Dias. A quantidade é pequena, diante do desastre ambiental verificado no ano passado, e apenas a Adema está fazendo o monitoramento semanal da situação, de acordo com o diretor-presidente.

O Comando Unificado instituído com participação de representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal para tratar da questão já foi desmobilizado. A Adema está produzindo os relatórios semanais para efeito das ações realizadas internamentos e também para oferecer respostas a eventuais questionamentos realizados pelo Ministério Público, pela Polícia Federal e também pela Marinha do Brasil, que são os órgãos envolvidos na investigação, que ainda não identificou a origem do óleo nem a responsabilidade pelo derramamento da substância que se espalhou por uma grande parte do litoral brasileiro.

Apesar dessas manchas, as praias sergipanos continuam próprias para o banho. O nível de balneabilidade das praias sergipanas está sendo monitorado semanalmente, com relatórios produzidos pela equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente.

 

por Cassia Santana

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais