Maré alta provoca surgimento de novas manchas de óleo no litoral

‘Bolotas” de óleo são encontradas em várias partes do litoral Sul de Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

Novas manchas de óleo continuam surgindo no litoral sergipano, principalmente nas praias da região Sul entre os municípios de Aracaju, Estância e Itaporanga D´Ajuda. De acordo com observações dos técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), as manchas são remanescentes daquele volume de óleo que se espalhou por toda região Nordeste e em parte do Sudeste no ano passado e que estavam submersas.

Resíduos de óleo se misturam à areia na praia

Os banhistas estão encontrando com frequência ‘bolotas’ de óleo nas praias, que estão surgindo em função da maré alta, conforme informações do diretor-presidente do órgão ambiental, Gilvan Dias. A quantidade é pequena, diante do desastre ambiental verificado no ano passado, e apenas a Adema está fazendo o monitoramento semanal da situação, de acordo com o diretor-presidente.

O Comando Unificado instituído com participação de representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal para tratar da questão já foi desmobilizado. A Adema está produzindo os relatórios semanais para efeito das ações realizadas internamentos e também para oferecer respostas a eventuais questionamentos realizados pelo Ministério Público, pela Polícia Federal e também pela Marinha do Brasil, que são os órgãos envolvidos na investigação, que ainda não identificou a origem do óleo nem a responsabilidade pelo derramamento da substância que se espalhou por uma grande parte do litoral brasileiro.

Apesar dessas manchas, as praias sergipanos continuam próprias para o banho. O nível de balneabilidade das praias sergipanas está sendo monitorado semanalmente, com relatórios produzidos pela equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente.

 

por Cassia Santana

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais