O Ministério da Educação (MEC) apresentou hoje, 31, o cronograma de construção de escolas técnicas em 148 municípios brasileiros. Todos os estados e o Distrito Federal serão atendidos pela segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Em Sergipe serão contemplados os municípios de Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Estância. Atualmente o Estado conta com três unidades de ensino tecnológico nas cidades de Aracaju, São Cristóvão e Lagarto.
O cronograma de construção das escolas foi definido por critérios técnicos. As unidades sergipanas estão entre as últimas a serem construídas. A previsão é que as primeiras sejam inauguradas no primeiro semestre de 2008, com início das aulas em agosto.
As escolas terão, em média, um raio de abrangência de 50 quilômetros e oferecerão, no início, pelo menos cinco cursos técnicos de nível médio. De 2008 a 2010 serão investidos R$ 750 milhões para as obras e R$ 500 milhões, por ano, para custeio e salários de professores e funcionários.
A expectativa é que até 2010 sejam criadas 274 mil vagas – atualmente são 160 mil. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a ação é uma das prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
O projeto de lei que cria as unidades federais nos estados está tramitando no Congresso Nacional desde 2006 e precisa ser aprovado ainda este ano para que os recursos da construção das escolas, previstas na primeira fase do programa, sejam garantidos.
Com informações da Agência Brasil
Comentários