MEC irá construir três escolas técnicas em Sergipe

0

O Ministério da Educação (MEC) apresentou hoje, 31, o cronograma de construção de escolas técnicas em 148 municípios brasileiros. Todos os estados e o Distrito Federal serão atendidos pela segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Em Sergipe serão contemplados os municípios de Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Estância.  Atualmente o Estado conta com três unidades de ensino tecnológico nas cidades de Aracaju, São Cristóvão e Lagarto.

O cronograma de construção das escolas foi definido por critérios técnicos. As unidades sergipanas estão entre as últimas a serem construídas. A previsão é que as primeiras sejam inauguradas no primeiro semestre de 2008, com início das aulas em agosto.

As escolas terão, em média, um raio de abrangência de 50 quilômetros e oferecerão, no início, pelo menos cinco cursos técnicos de nível médio. De 2008 a 2010 serão investidos R$ 750 milhões para as obras e R$ 500 milhões, por ano, para custeio e salários de professores e funcionários.

A expectativa é que até 2010 sejam criadas 274 mil vagas – atualmente são 160 mil.  De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a ação é uma das prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O projeto de lei que cria as unidades federais nos estados está tramitando no Congresso Nacional desde 2006 e precisa ser aprovado ainda este ano para que os recursos da construção das escolas, previstas na primeira fase do programa, sejam garantidos.

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais