Depois de muita espera dos alunos de Engenharia Elétrica da UFS, saiu o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC) conforme a portaria n° 234, publicada no D.O.U. na última sexta-feira, 23. Ofertada pelo Processo Seletivo Seriado desde 2001, a graduação atualmente conta com 245 alunos.
Segundo o Coordenador do Núcleo de Engenharia Elétrica (NEL), professor Eduardo Freire, com o reconhecimento o curso deverá ser validado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sergipe (Crea/SE) e os estudantes formados poderão requerer os diplomas junto ao Departamento de Administração Acadêmica (DAA).
O diploma também ganha importância levando-se em consideração as pós-graduações, já que, sem ele, “as outras instituições não tinham obrigação de aceitar o ingresso de alunos graduados na UFS”.
Encaminhamento e avaliação
Para ter um curso reconhecido, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) realiza avaliação in loco para observar a organização didático-pedagógica do curso. Em seguida, o órgão avalia os aspectos relacionados ao corpo docente, infra-estrutura e projeto pedagógico, sendo que, cada um deles, pode ser qualificado como “insuficiente”, “regular”, “bom” ou “muito bom”.
No caso de Engenharia Elétrica, dois dos três aspectos receberam a qualificação máxima, ficando apenas o projeto pedagógico com um “bom”. Mesmo assim, o professor Eduardo acredita que, se fosse feita uma avaliação hoje, tal categoria também seria conceituada com a “nota” máxima já que foram feitas melhorias.
Fonte: Ascom UFS