Médicos peritos do INSS entram em greve

Os médicos peritos do Instituto Nacional de Seguridade Social em Sergipe (INSS/SE) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A assembléia da categoria aconteceu nesta manhã e os médicos acordaram em atender um continente de 30% da agenda. A greve ocorre em todo o país.

Com a decisão, os 25 médicos que atendem em todo o Estado diminuíram de um total de 350 perícias diárias para cerca de 105. “Será feita uma triagem para o atendimento, na qual serão atendidos primeiramente idosos acima de 65 anos, pessoas com dificuldade de locomoção e aqueles que estão aptos para retornar ao trabalho”, explicou o chefe da perícia médica em Sergipe, Sérgio Souza.

A paralisação estava prevista para durar inicialmente dois dias, para começar a negociar com o Governo Federal. No entanto o assassinato de uma médica perita em Governador Valadares (MG) mudou o posicionamento da classe. “Em nível nacional já teríamos pedido por nossa segurança com o indicativo de greve para o dia 20, mas a morte da médica fez com decidíssemos por antecipar”, explica ele.

De acordo com a delegada regional da Associação Nacional de Médicos Peritos, Raissa da Mota Coelho, dos dez pontos que a categoria reivindica, três são primordiais:  estruturação da perícia médica com a criação da  diretoria própria; segurança no exercício profissional (com mudanças estruturais, como a implantação da porta de detector de metal e seguranças treinados) e a melhoria nas condições de atendimento para a população.

Os médicos peritos atenderão em dois dias para que tenham maior segurança. “Iremos retornar ao trabalho mesmo com a situação de insegurança, pois entendemos que a sociedade precisa de nossos serviços, mas adaptamos uma mudança no atendimento. Todos os peritos atenderão somente nas segundas e terças-feiras nos postos da avenida Ivo do Prado e Siqueira Campos, porque com maior número de peritos estaremos menos sujeitos a agressões”, diz a médica.

Tentando diminuir a vulnerabilidade e a situação de insegurança, os médicos do interior do Estado também irão escolher se atenderão na segunda ou terça-feira. “Como existe postos que só têm um ou dois peritos, a escolha por um dia de atendimento também será implantada”, explica Raissa Coelho.

Por Raquel Almeida

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais