Memorial Inumeráveis segue contando histórias das vítimas sergipanas

O memorial digital reúne nomes e histórias de vítimas do vírus em narrativas sensíveis (Foto: Site Inumeráveis)

Considerando o cenário pandêmico e o impacto que os noticiários trazem para a sociedade ao divulgarem números relacionados à quantidade de vítimas do coronavírus, o projeto Inumeráveis segue contando relatos que evidenciam as vidas que existem por trás dos gráficos. O projeto é uma iniciativa nacional e atualmente reúne 10 estudantes do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), dois jornalistas egressos da instituição e o professor Vitor Braga.

Como coordenador das atividades, Vitor conta que ir em busca dos relatos continua sendo uma missão desafiadora. “Estamos indo contra essa lógica de tratar as vítimas como estatística. Queremos trazer uma outra visão da cobertura jornalística para mudar a visão que as pessoas possuem atualmente, tratando os relatos como homenagens”, explica.

Ele conta que por trás de cada história existe o desafio de fazer com que as pessoas se sintam à vontade para relatar suas perdas num momento tão delicado. “É um processo desafiador, já que muita gente não se sente a vontade neste momento. Precisamos conversar, explicar que é uma homenagem e temos usado nossas próprias redes para correr atrás dessas histórias”, diz o professor.

O memorial

Relato publicado no Instagram do projeto

Contando relatos desde o mês de maio, hoje o site do projeto conta com 15 vítimas sergipanas da Covid-19 entre as histórias que já foram publicadas. As narrativas abordam, principalmente, a história de vida de cada pessoa pelo ponto de vista de seus familiares ou pessoas próximas, como no relato sobre Norberto Eugênio Müller, vítima do coronavírus no estado do Rio de Janeiro.

Os familiares, amigos ou conhecidos de alguma vítima da Covid-19 em Sergipe que queiram contar suas histórias podem entrar em contato pelo e-mail do memorial em Sergipe: projetoinumeraveisse@gmail.com ou enviar uma mensagem por WhatsApp para o número (79) 99117-2933.

Todas as histórias publicadas estão disponíveis no site oficial do Memorial Inumeráveis https://inumeraveis.com.br ​e no Instagram: @memorialinumeraveis. Nosso papel é manter vivo o legado de cada uma das vidas que foram perdidas.

por Juliana Melo 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais