Mergulhadores de plataformas mantêm greve

Mergulhadores de plataformas estão em greve (Fotos: arquivo Portal Infonet)

Os mergulhadores que atuam na montagem, manutenção, inspeção e prevenção de acidentes petrolíferos nas plataformas, dutos e poços submersos da Petrobrás em Sergipe e Alagoas permanecem com as atividades paralisadas. A categoria está em greve desde o último dia 8 e alega que a empresa Tec Sub [terceirizada que atua com a equipe de mergulho] tem praticado inúmeras irregularidades desde que iniciou o contrato no dia 12 de janeiro.

De acordo com o Sindipetro, a Tec Sub descumpre normas de segurança, cláusulas contratuais e a convenção coletiva de trabalho. “As condições precárias colocam em risco a vida dos trabalhadores e prejudicam a produção. O gerente e o fiscal de contrato da Petrobrás, mesmo cientes da situação, cobram dos mergulhadores, ao invés de cobrar da empresa a regularização do serviço prestado”, comentou Stoessel Chagas, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Petróleo (Sindipetro AL/SE) .

O Sindipetro alerta que sem a atividade dos mergulhadores, as demais atividades operacionais no mar não podem funcionar, principalmente, quando se trata de uma área com instalações antigas, recheadas de abraçadeiras e corrosão, que já deveriam ter sido substituídas.

A categoria alega que os salários e os adicionais não são pagos integralmente e que há ocorrência de jornada dobrada sem pagamento de horas extras, além de diversas desobediências às normas de segurança, entre elas, mergulho sobre máquina com embarcação ligada, mergulhos em profundidade maior que 30 metros sem o sinete, falta de manutenção das embarcações, uso de linhas umbilicais de péssima qualidade na embarcação, ausência de médicos com experiência para atender os mergulhadores, falta de condições para o descanso e comida de péssima qualidade.

Os profissionais ainda denunciam o cancelamento do plano de saúde e odontológico por falta de pagamento, a ocorrência de vazamento de óleo diesel no mal e a falta de pagamento do funcionário que transporta os motoristas.

Empresa

O Portal Infonet entrou em contato com a empresa Tec Sub duas vezes, mas a informação dada pelos atendentes é de que nenhum responsável estava na empresa para poder se pronunciar sobre o assunto.

Petrobras

A assessoria de comunicação da Petrobras informou que os membros da empresa estavam reunidos para tratar do assunto e que ao final da reunião emitiria um posicionamento. A equipe de reportagem está à disposição através do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais