Militares de Sergipe estão sendo capacitados pelo projeto “Soldado Cidadão” com o objetivo de oferecer aos futuros egressos do Exército condições para abrir e gerenciar o próprio negócio, além de aprender uma nova profissão. Já participaram do treinamento 113 militares e 120 ainda vão participar até o final de dezembro. Todos os soldados, cabos, sargentos e, eventualmente, tenentes, desde que sejam militares temporários, podem participar do treinamento. Contudo a prioridade é para aqueles que estão mais próximos do licenciamento.
O candidato pode enumerar as cinco possibilidades que mais o interessam, cabendo ao Exército a distribuição das vagas. Os militares estão sendo capacitados através do curso Brasil Empreendedor, com conhecimento em gerenciamento, empreendedorismo, mercado e finanças, ministrados pelos consultores do Sebrae no próprio Vigésimo Oitavo Batalhão de Caçadores – 28BC.
“Queremos proporcionar ao maio número de jovens o acesso a uma formação profissional que os capacite para o mercado de trabalho ou para a abertura de seu próprio empreendimento ao final do serviço militar”, explica Zezinho Guimarães, Superintendente do Sebrae em Sergipe.
O projeto teve início em 2002, de forma experimental, no Rio de Janeiro, com o nome “Qualificação de Mão-de-Obra”. O “Soldado Cidadão” está sendo desenvolvido pela Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora do Sebrae, em parceria com a Fundação Cultural Exército Brasileiro – Funceb – do Ministério da Defesa. Mais informações através dos telefones (0xx79) 2106-7763, (0xx79) 2106-7767 ou (0xx79) 2106-7766.