A reunião que começou na manhã desta quinta-feira, 30, e está prevista para terminar às 18hrs, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), discute a pré-avaliação realizada por consultoria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que apontou a possibilidade dos municípios de Própria e Nossa Senhora da Glória serem os mais indicados a receber a implantação de aterro sanitário em seus municípios.
De acordo com a consultora do MMA, Teia Magalhães, os processos para consórcios estão bem adiantados e estão chegando à etapa final. Entre os municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, São Francisco, Telha e Cedro de São João, os que mais se identificam entre uma série de fatores avaliados, a exemplo do quantitativo produzido de lixo urbano.
“Sergipe terá inicialmente dois consórcios implantados. Possivelmente um em Própria e outro em Glória. Eles irão comportar todo o lixo urbano dos demais municípios que se agregam à bacia do São Francisco” esclarece Teia Magalhães enfatizando ainda que sendo de Glória o consócio, os municípios de Monte Alegre, Porto da Folha e Poço Redondo estarão o utilizando. Já os demais municípios utilizarão o consórcio de Própria, onde parte do recurso desse aterro será investido pelo Governo do Estado de Sergipe.
Teia diz ainda que outras ações irão ser executadas mediante consórcios, a exemplo de obras de implantação unidades de triagem, área de compostotagem, área de transbordo e triagem para resíduos de construção civil, drenagem e tratamento de chorume. “Com isso os lixões a céu aberto serão todos desativados”, salienta.
Para o promotor de Justiça, Josenias França Nascimento, os consórcios são uma excelente idéia. Ele explica que seria uma problemática a menos para a questão dos lixões a céu aberto em parte do interior de Sergipe. Segundo o diretor de Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério da Costa, a implantação dos consórcios nos municípios é uma solução viabilizada com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “O que o Governo Federal e o Ministério querem agora é a sustentabilidade nesse procedimento”.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B