Ministro inaugura agência do INSS sob protestos

Diante de faixas de agradecimentos e protestos dos servidores do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), o ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel, veio a Aracaju nesta segunda-feira, 22, inaugurar oficialmente a agência da avenida Ivo do Prado, que retornou os atendientos desde o dia 1º de junho.

Logo na chegada, Pimentel falou da satisfação em ver a reforma e ampliação do prédio que, segundo ele, proporcionará mais conforto aos usuários e funcionários que trabalham na unidade. O ministro aguardou por quase uma hora a chegada do governador Marcelo Déda, que antes da solenidade elogiou bastante o atual trabalho do Ministério da Previdência.

“Eu creio que o INSS está vivendo uma nova fase e o ministro Pimentel mostrou ao Brasil que é possível modernizar a Previdência, dando mais conforto, mais atenção e mais agilidade ao sistema previdenciário brasileiro. Hoje a busca por um benefício previdenciário deixou de ser uma via-crúcis”, avalia o governador de Sergipe.

Servidores na bronca

Mas para o Sindicato dos Servidores da Previdência em Sergipe (Sindprev/SE), a opinião de Déda não condiz com a realidade diariamente vivida pelos servidores do INSS no Estado. Segundo Rui Melquíades, coordenador do sindicato, o parque de informática é deficiente e atrapalha o atendimento ao usuário. “Isso não é bom porque o beneficiário acaba criando uma animosidade com o funcionário”, diz.     

A reformulação dos sistemas de informática do INSS é apenas uma das reivindicações contidas em um manifesto que a categoria pretendia entregar ao ministro Pimentel na solenidade. Além desta, constava a contratação de mais funcionários concursados e a necessidade de que o salário da categoria não fosse reduzido ao mesmo tempo que a carga horária é elevada de 30 para 40 horas semanais.

Greve barrada

Os servidores do INSS em Sergipe iniciariam uma greve por tempo indeterminado nesta segunda, 22, mas resolveram suspendê-la. O motivo? “O Governo Federal entrou com uma medida cautelar para que o STJ aprovasse a ilegalidade da greve. Ficou fixado então que o sindicato nacional pagaria R$ 100 mil por dia de greve. Os 27 sindicatos estaduais resolveram ratear o valor da multa, mas conseguiram estender a liminar somente para Sergipe”, explica Rui.

Caso paralise o atendimento, a categoria sergipana terá que pagar sozinha os mesmos R$ 100 mil de multa que todos os outros estados juntos. O coordenador do sindicato não imagina qual seria a justificativa que motivou tal diferenciação para os servidores dos demais estados do país.

Por Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais