Mobilidade Urbana discutida no Cefet

Professor Gustavo Braz, representante do Confea em Sergipe
O Programa “Pensar o Brasil” desenvolvido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) realiza durante esta segunda-feira, 18, o seminário Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Saúde, no auditório do Centro de Educação Tecnológica (Cefet/SE). 

Segundo o professor Gustavo Braz, coordenador regional do Confea, o evento tem por objetivo abrir discussões sobre diversos temas nas regiões. “É o terceiro seminário que realizamos aqui. O primeiro foi sobre energia nuclear, o segundo sobre sinergia das águas e agora sobre mobilidade, meio ambiente e saúde”, destaca, lembrando que o evento é aberto a toda a sociedade, principalmente ao público jovem.

O coordenador nacional do Programa Brasil, José Carlos Xavier informou que o Pensar é um projeto que a entidade desenvolve para propiciar uma maior interação com a sociedade organizada. “O foco são as políticas públicas que possuem uma relação com as profissões de áreas técnicas em geral. No Brasil, existem 90 títulos de engenharia a exemplo de arquitetura, geologia, além dos cursos oferecidos pelo Cefet, como edificações e transportes e aquilo que a sociedade possui relação com essas profissões, é objeto do Pensar o Brasil”, explica.

José Carlos Xavier esteve no evento representando o Confea nacional
José Carlos Xavier disse ainda que “a partir dos seminários são produzidas súmulas para subsidiar o Confea no desenvolvimento das políticas públicas. Isso além das publicações (livros), entre elas, a Amazônia, o Semi-árido e o cerrado brasileiro”.

Palestrantes

O secretário municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), falou sobre o tema ‘Trânsito, uma Questão de Saúde Pública’. O mediador foi o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/SE), Jorge Roberto Silveira. “Ao identificar os problemas no trânsito de Aracaju, descobrimos que o número de acidentes é alto, falta mobilidade e sobra desrespeito ao pedestre (principal vítima de atropelamentos). Estamos trabalhando em projetos educativos a exemplo da Calçada Livre e Regulamentação das Vagas para Idosos. Em breve estaremos iniciando uma campanha sobre Faixa do Pedestre”, enfatiza Samarone.

O ex-diretor de Regulação e Gestão do Ministério das Cidades, Alexandre de Ávila Gomide, fala esta tarde sobre Política Nacional de Mobilidade Urbana e o assessor do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Renato Barreto, sobre Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais