Júlio, ao lado do corpo: amparo ao morador de rua (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
O morador de rua identificado como Valdemir dos Santos Lima, 50, morreu depois de passar mal em uma vila no bairro Siqueira Campos. A comunidade reclama da morosidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), revelando que houve necessidade de realizar três ligações telefônicas para que a equipe prestasse o atendimento. “Houve demora, quando o Samu chegou já não tinha mais jeito, ele já estava morto”, revela uma moradora, que se identificou como a pessoa responsável pelas ligações para o Samu.
Segundo o lavrador Júlio dos Santos, o morador de rua costumava fazer carrego na feirinha do Siqueira Campos e, na madrugada, passou mal. “Coloquei ele aqui em meu barraco para ele não ficar na rua”, disse. “Ele tava aqui. Quando vi, ele tava bem ruim, defecando muito e com muita cólica”, conta Júlio. “Ele bebia muito e eu bebia com ele”, revela o lavrador.
Na porta da vila, estavam duas garrafas contendo bebidas alcoólicas destiladas, que estava sendo consumida pela vítima, segundo os moradores. “Ele vivia bebendo porque as pessoas davam bebida, mas independente disso, é um ser humano que precisava de ajuda e o Samu demorou a chegar’’, conta a moradora. Versão confirmada pelo senhor Júlio, que dividia o quarto com o morador de rua.
Bebidas que estavam sendo consumidas pela vítima |
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover o corpo do local porque não havia familiares da vítima no local da ocorrência. As informações dos moradores é que a família de Valdemir reside no interior do Estado, mas que ninguém teria encontrado contato.
O Samu se manifestou sobre o caso por meio de nota. Confira na íntegra:
"A equipe gestora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) relata que às 3h14 desta quarta-feira (1º) a Central de Regulação recebeu chamado para atendimento do morador de rua identificado como 'Maruim'. Segundo dados oferecidos por este veículo de comunicação, Valdemir dos Santos Lima, 50 anos. Conforme dados transmitidos pelo primeiro requisitante do Samu, 'Maruim' apresentava problema de saúde crônico, tremores, estava consciente e em uso de bebidas alcoólicas. Quando um segundo requisitante entrou em contato, foi automaticamente informado que a viatura já havia chegado ao local da ocorrência.
De acordo com registros da Central, Uma Unidade de Suporte Básico (USB) foi acionada para o local, chegando às 3h42. Ao constatar que o paciente havia entrado em parada cardiorrespiratória, a equipe de suporte básico do Samu solicitou envio de Unidade de Suporte Avançado (USA), que chegou ao local no intervalo de oito minutos após pedido, iniciando os procedimentos avançados de reanimação. Porém, o paciente não respondeu aos estímulos".
Por Cássia Santana
A matéria foi alterada às 18h10 para acréscimo de nota enviada pelo Samu.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B