Os moradores do conjunto Augusto Franco, na zona sul de Aracaju, estão insatisfeitos com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) por causa de problemas relacionados à falta de água na região.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, procurou o Portal Infonet para denunciar a situação. “Essa falta de água está ocorrendo com frequência há dois meses. Muitas vezes, ficamos 24h sem água e somos obrigados a comprar água mineral. É uma situação complicada, principalmente, neste período de pandemia, onde os cuidados com higienização são maiores”, comenta.
Um morador de um condomínio, que também preferiu não se identificar, relatou que durante a falta de água, as pessoas são obrigadas a pegar água em bombas. “Uma água amarela, imprópria para o consumo”, lamenta. “Estamos em meio à uma pandemia, sem água por incompetência administrativa. Não temos como cozinhar nem para higiene básica. Não tem água”, reclama.
A falta de água registrada esta semana, segundo a Deso, ocorreu por causa de um serviço de interligação de rede. A ação precisou ser realizada por causa de incidente em obra de terceiros que danificou adutora. O problema comprometeu o abastecimento de água no Augusto Franco e também no distrito Industrial (DIA), na Estrada do Quirino, nos bairros São Conrado, e nos conjuntos Orlando Dantas e Inácio Barbosa.
A Deso explicou também que o abastecimento na região tem sido afetado pelas obras do Corredor Hermes Fontes. Em alguns casos, conforme a Deso, a tubulação é remanejada, a pedido da empresa executora da obra, para permitir a ação do maquinário, e evitar danos. Há também situação em que as próprias máquinas, involuntariamente, acabam danificando a tubulação, o que demanda reparos e, consequentemente, interrupções no abastecimento de água.
A Companhia informou que nestes casos, a recomendação é a utilização econômica da água existente nas caixas d’água e reservatórios residenciais. Se as pessoas precisarem fazer contato com a Deso, a dica é utilizar 4020 0195 e 08000 79 0195.
A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que é responsável pela obra no Corredor Hermes Fontes, explicou que ocorreu um incidente há 10 dias envolvendo uma tubulação, mas disse que a Deso resolveu o problema em 24h. De lá para cá, conforme a Emsurb, não houve registro de incidentes deste tipo.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B