Moradores do loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, foram até o Ministério Público do Estado (MPE) para reclamar do descaso com a comunidade. De acordo com os moradores, há 25 anos, quando começaram a habitar o local, eles sofrem com a falta de saneamento básico, deficiência do serviço de lixo, violência e o tráfico de drogas. “Os problemas já completaram bodas de prata e nada foi resolvido até agora. São 25 anos de descaso e vergonha”, reclama a moradora Cláudia Ramos.
No último dia 28 de agosto, a comunidade já havia sido ouvida em audiência pela promotora Maura Silva Aquino no MPE. Depois de tomar conhecimento dos problemas, a promotora marcou para esta terça-feira, 16 uma nova audiência com representantes dos órgãos responsáveis pela solução das questões.
Ocupação
Os moradores falam que alguns problemas foram agravados após a instalação de um acampamento de sem-teto numa praça do local. Segundo eles, o lixo que é queimado pelos ocupantes libera fumaça tóxica que prejudica os outros moradores do loteamento. Eles também relatam a falta de higiene na eliminação dos dejetos dos acampados, além da violência que aumentou no local após a instalação da ocupação. Segundo os moradores, os traficantes usam o acampamento como palco para sua atuação.
Cláudia Ramos diz que já está pensando em se mudar da comunidade por conta da falta de estrutura e da violência. “O filho de uma moradora foi morto recentemente por causa do tráfico. Se algo acontecer comigo ou com minha família, é bom deixar claro que o culpado foi o governo que deixa aquela invasão lá”, desabafa.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids) o projeto de habitação para as famílias acampadas está pronto e foi encaminhado a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). A construção deverá ter 11 blocos com 16 apartamentos cada.
Por Zeca Oliveira e Carla Sousa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B