Moradores e comerciantes da avenida Nestor Sampaio, na capital, dizem que foram pegos de surpresa e discordam da decisão da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em tornar o trânsito de veículos na via em sentido único.
De acordo com o representante da Federação do Conselho de Segurança da Comunidade, Ailton Figueroa, em fevereiro foi enviado um ofício à Prefeitura solicitando uma audiência para que a comunidade conhecesse o projeto, elaborado pela SMTT para tornar a via sentido único.
“Nunca fomos atendidos e com isso buscamos o Ministério Público. Nós, enquanto moradores e comerciantes, queremos apenas conhecer o projeto, mas esse direito foi negado. Pedimos também uma audiência pública para que a população pudesse votar e expor sua opinião sobre essa mudança, já que trata sobre a vida de várias pessoas, mas também não fomos atendidos”, conta.
Ailton acredita que com a mudança da via para sentido único, os comerciantes vão fechar seus negócios, assim como aconteceu com os comerciantes da Rua Rafael de Aguiar. “Isso vai acabar com o fluxo da via e o comércio vai acabar. Tá aí a Rua Rafael de Aguiar como exemplo. Outra coisa que ninguém sabe, já que não há projeto, é se as vias laterais, para onde o trânsito será desviado, vão suportar o fluxo de veículos. A Nestor Sampaio é uma avenida enorme e parece que isso não está sendo levado em consideração”, aponta o representante que afirma que todos foram pegos de surpresa.
“Na audiência que tivemos em outubro do ano passado, o superintendente da SMTT disse que não tinha projeto de mudança e entendemos que a mudança da via não seria feita, mas essa semana fomos surpreendidos com equipes da prefeitura, à noite, instalando novas placas de sinalização. Pedimos a instalação de lombadas, sinalização e semáforos na via e nunca fomos atendidos, e agora recebemos essa novidade”, reclama.
Ailton conta que na próxima segunda-feira, 12, está marcada uma audiência virtual com o promotor de justiça Eduardo Matos, para tratar desse assunto. O Portal Infonet não conseguiu confirmar com Ministério Público Estadual a realização da audiência.
SMTT
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju esclarece que o estudo técnico e o projeto de mudança de circulação da avenida Nestor Sampaio e vias próximas foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano (Condurb) em 2016.
A SMTT reforça que o objetivo da mudança de circulação é melhorar, coletivamente, o tráfego de veículos e aumentar a segurança viária em uma das regiões mais movimentadas da cidade. A SMTT afirma, que por diversas vezes, se reuniu com comerciantes e moradores da localidade, inclusive, algumas delas com mediação do Ministério Público do Estado (MPE).
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B