Ruas esburacadas, falta de saneamento básico, poeira na estiagem e lama na chuva, além da proliferação de doenças de pele em crianças e adultos. Essas são algumas das queixas de moradores de dois bairros extremos da capital, que resolveram unir forças para resolver problemas pendentes há mais de 10 anos. Como medida, moradores do Santa Maria e do bairro Coqueiral resolveram acampar em frente ao Palácio de Despachos. Com colchões, cobertores e um fogão improvisado os moradores dizem que só se retiram do local após serem recebidos pelo Governador do Estado. Moradores estão acampados no Palácio de Despachos (Fotos: Portal Infonet)
O Santa Maria, já foi alvo de várias matérias feitas pelo Portal Infonet, a principal queixa dos moradores é a falta de estrutura das ruas. Para o líder comunitário João Jonas Servidanes, que mora no local há 20 anos, a população é prejudicada com a falta de calçamento e término das obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). “Essa falta de compromisso das autoridades tem feito com que os moradores sofram as consequências. Pessoas idosas adoecem e carros não entram para socorrer, crianças estão
doentes e apresentam problemas de pele, mas ninguém tem feito nada para resolver essa situação”, reclama. A reivindação é antiga
No Loteamento Coqueiral, a insatisfação não é diferente. Morador do local há mais de 10 anos, José Denilson Celestino, conta que as máquinas da empresa responsável pela execução das obras do PAC continuam no loteamento. “As máquinas estão lá, mas as obras estão paralisadas. Não entendo porque as obras paralisaram em um momento como esse,quando o período das chuvas vai prejudicar muitos moradores. Com a obra, foi fechado um canal que escoava a água, significa que quando as chuvas começarem a água vai invadir as casas”, relata.
Para outro morador, o início das obras piorou a situação dos moradores. “Existe um Coqueiral antes e outro após as obras. Posso garantir que após as obras a situação é muito pior, as máquinas esburacaram as ruas e agora existem várias crateras e lama que toma conta das ruas, por isso, queremos que o governador nos receba e garanta que vai solucionar o problema”, pede.
Emurb
A assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) afirma que as obras do Coqueiral estão paradas por conta da Empresa de Saneamento de Sergipe (Deso). “A Emurb está aguardando que a Deso disponibilize pelo menos 60% da área concluída para que possamos iniciar as nossas intervenções no local. Até a presente data não temos nenhuma rua para iniciar os serviços de terraplenagem e pavimentação”, explica o assessor Ademar Queiroz Com colchões e panelas moradores querem problemas o término das obras
Deso
De acordo com a assessoria da Companhia de Saneamento de Aracaju,as obras do loteamento Coqueiral estão em andamento. A assessoria explicou que o bairro foi dividido em seis setores, sendo que quatro estão concluídos.
Ainda segundo a assessoria o prazo para conclusão de toda obra no loteamento Coqueiral é meados de 2011. Em relação ao bairro Santa Maria a explicação é de que após período de recesso dos trabalhadores, a empresa não retomou o andamento das obras, mas a Deso está tomando providências para que ela seja retomada o mais rápido possível.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B