Mortandade de peixes acontece novamente em lagos da Sementeira

Os peixes mortos foram retirados por funcionários da Emsurb ( Foto: Emsurb)

Vários peixes foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira, 10, nos lagos do Parque da Sementeira, na capital. Essa não é a primeira que o incidente acontece. Nos primeiros meses de 2019 a mortandade aconteceu pelo menos três vezes. De acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a mortandade está relacionada às altas temperaturas típicas do verão e o baixo nível da água, que aumentam a salinidade e diminuem os índices de oxigenação.

O presidente da Emurb, Luiz Roberto, informa que desde 2017 a empresa acompanha rotineiramente o controle da qualidade da água. Uma bomba para aumentar o nível de oxigenação foi instalada e despescagens são realizadas para evitar que haja a superpopulação de peixes.

“Os laudos técnicos das últimas análises, feitas em 2019, pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e uma empresa privada, apresentaram resultados satisfatórios, atestando a qualidade da água. Ainda assim, para diminuir o impacto da temperatura nas espécies que habitam o local, principalmente as de menor porte, adotamos outras medidas como a aeração da água, para aumentar os índices de oxigênio”, explica.

Equipes da Emsurb fizeram a retirada dos peixes mortos dos lagos do Parque da Sementeira ainda pela manhã.

Por Karla Pinheiro com informações da Emsurb

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais