Peixes aparecem mortos pela terceira vez na Sementeira este ano

0
(Foto: reprodução/Facebook Aracaju Agora Notícias)

Após os peixes do lago do Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) terem morrido em grande número pela terceira vez em menos de três meses, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) decidiu começar a retirada dos peixes nos próximos dias. A mortandade foi registrada neste último fim de semana.

De acordo com a Emsurb, a chamada ‘despescagem’, é uma das maneiras de combater a morte em massa. “Desde que as causas da morte foram oficialmente confirmadas, a Emsurb programou a despescagem nas águas do lago. Neste intervalo, houve o acúmulo de 50 mm de chuvas na capital, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e alimentou a esperança da redução do teor de salinização e aumento do nível da água do lago”, diz a nota da empresa municipal.

A primeira mortandade este ano ocorreu entre os dias 1º e 2 de janeiro; a segunda, em 14 de fevereiro. Segundo a Emsurb, as causas são as mesmas que apontaram o laudo do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe: o crescimento exacerbado da população de peixes; nível muito abaixo da água, ocasionado pela falta de chuvas no período; e salinidade alta, devido a presença da água do mar que, necessariamente e de forma controlada, chega ao lago por meio das comportas. A Emsurb ainda reforça que o laudo mostrou que não há contaminação na água do parque.

por Jéssica França

Comentários