![]() |
Carro-pipa abastece lago da Sementeira (Foto: Portal Infonet) |
A morte dos peixes no Parque da Sementeira, no bairro Jardins, tem assustado quem transita pelo local para fazer caminhadas. Algumas medidas estão sendo adotadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para amenizar o problema. O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) já está analisando a água, amostras dos peixes e o laudo será divulgado em 15 dias.
A professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ayda Vera Alcântara, explica que a densidade e a falta de oxigênio podem ter ocasionado as mortes, mas a confirmação só ocorrerá após as análises do ITP. “A mortalidade pode ser algo natural, pois estamos tendo altas temperaturas em Aracaju e o excesso de calor pode ter colaborado para esgotar o oxigênio”, informa.
Ainda segundo Ayda, a super população é outra hipótese que pode ter ocasionado a mortandade de peixes. “A densidade acima do recomendado também pode ter ocasionado a morte dos peixes”, afirma Ayda. Segundo a professora, a tilápia é um peixe resistente sobrevivendo até em água poluída.
![]() |
Peixes ainda podem ser encontrados na beira do lago |
No lago do Parque da Sementeira, uma pequena quantidade de peixes pode se encontrada ao redor do lago. Para amenizar a mortalidade a Emsurb tem disponibilizada cerca de 20 carros-pipa estão sendo utilizados para a abastecer o lago. Também está sendo feito um remanejamento das comportas do Rio Poxim.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B