Motoristas temem acidentes em desvio no Km 94 da BR 101

Pista cedeu há mais de um ano. Não há previsão para obras (Foto: Portal Infonet)

Após um ano, o trecho da pista da BR 101, no Km 94, que desabou no ano passado, no dia 22 de junho, continua à espera do início das obras. Por causa da cratera, um desvio foi feito, mas a medida deixa o trânsito lento no local, além de colocar em risco a via de passageiros. A demora em resolver o problema gerou inúmeros protestos. Na manhã desta sexta-feira, 17, o representante do Fórum Empresarial, Alexandre Porto, enviou um novo ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT).

DNIT

Em nota enviada ao Portal Infonet, a superintendência do DNIT em Sergipe declara que detectou deficiência no projeto. Leia a nota. "A Superintendência DNIT/SE informa que após o incidente ocorrido no KM-94 da BR-101 abriu-se um processo para recuperação em caráter emergencial, porém após denúncias anônimas sobre a possibilidade de não se determinar as causas corretamente, optou-se por nomear uma comissão formada por três engenheiros do DNIT/SE. O relatório final apontou como causa principal uma deficiência no projeto ao calcular o fator de segurança do talude de aterro abaixo do preconizado pelas normas, dessa forma foi aberto processo de apuração de responsabilidade que está seguindo os trâmites legais. Assim, após a descaracterização de emergência segundo normativo específico, iniciou-se a elaboração do projeto para tornar possível o processo licitatório da recuperação do trecho. Ressaltamos que por duas vezes consecutivas foram abertas licitações, sendo a primeira sem êxito e a segunda fracassada (quando apareceram interessados, mas nenhum foi selecionado, em decorrência de inabilitação ou de desclassificação das propostas). Somente agora em uma terceira tentativa, com edital de nº 139/2015 (lançado em abril de 2015), está em contratação a empresa Interenge Construção LTDA-EPP, de acordo com o resultado do Pregão Eletrônico. Comunicamos que o órgão está aguardando o prazo legal, o qual irá vencer no dia 20 de julho, para a empresa se apresentar para lavratura do contrato, em que irá executar as obras de estabilização, recomposição de aterro e afastamento do canal do KM-94 da BR-101/SE. Em conformidade com o estipulado em edital é de 180 dias o prazo de execução da obra, após a ordem de início, que será emitida na assinatura o contrato. O Exército está cooperando na realização do desvio necessário e os trabalhos de limpeza já foram iniciados.”

Veja o vídeo da matéria:

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais