MP discute instalação de Conselhos Tutelares

Hoje, às 11 horas, o funcionamento dos Conselhos Tutelares de Aracaju em sistema de plantão será discutido na sede do Ministério Público Estadual pelo Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência (Naia). Também participam da discussão representantes da da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e dos Conselhos Tutelares.

 

Segundo o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) os Conselho é um instrumento essencial na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Apesar de não serem subordinados à qualquer órgão ou instância, eles estão vinculados à estrutura das prefeituras municipais. Neste contexto, o Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que a lei municipal estabeleça o horário e o local de funcionamento dos mesmos.

 

A reunião que acontece hoje discute exatamente esta questão. Conforme estipula o Condanda, o funcionamento do Conselho Tutelar deve respeitar o horário comercial durante a semana, além de prever rodízio para o plantão, por telefone móvel ou outra forma de localização do Conselheiro responsável, durante a noite e final de semana. A maneira como se dará este funcionamento, bem como a infra-estrutura necessária estará sendo discutida pelo grupo.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais