![](https://infonet.com.br/wp-content/uploads/2025/02/poluicaosonora_carnaval_caueira_fotompse-e1739392009395-357x210.jpg)
O Ministério Público de Sergipe (MPSE) expediu uma recomendação à Prefeitura Municipal de Itaporanga d’Ajuda para combater a poluição sonora durante as festividades carnavalescas no Povoado Caueira. A medida foi tomada diante da alta quantidade de relatos sobre barulhos excessivos serem registrados no período.
Conforme o MPSE, o abuso dos aparelhos eletrônicos no Carnaval se tornou um problema para a comunidade local do Povoado, já que o barulho excessivo compromete o aproveitamento das festividades, além de causar danos à saúde física, auditiva e mental.
O órgão recomendou que a gestão municipal adote ações para combater a poluição sonora no município. Entre elas, estão as campanhas educativas, o policiamento ostensivo e a apreensão dos veículos ou equipamentos sonoros para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) – registro de crimes com menor potencial ofensivo.
Ainda segundo o MPSE, a recomendação segue as regulamentações da Lei 9.605/98, que trata sobre crimes ambientais; de Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Com informações do MPSE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B