O ministério Público de Sergipe está começando uma ação para averiguar a situação na qual foram deixadas as prefeituras do Estado. Alguns administradores públicos, que acabaram de assumir os cargos, têm reclamado que encontraram as contas das prefeitura em uma situação caótica, geralmente com pagamento de servidores e dívidas atrasadas.
Segundo, o procurador geral de Justiça Luiz Valter Ribeiro, o Ministério Público pretende renovar a relação com os prefeitos eleitos. Para ele a melhor providência é a prevenção a ter depois que ter de entrar com ações legais para resolver a situação. “Esperamos que essa última eleição inaugure uma nova era. Que essa nova safra de administradores caminhe nesse sentido, para uma administração mais ética”, disse.
Luiz Valter destacou ainda que os prefeitos que caminharam para a ilegalidade serão punidos. Ele afirma que o MP estadual está trabalhando em conjunto com o Tribunal de Contas da União para poder ter um panorama da situação de cada município. O procurador afirmou que está, pessoalmente, colocando os prefeitos em contato com os procuradores. Contudo, Luiz Valter destacou que cada caso é um caso e deve ser analisado separadamente dentro das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal.