MP quer centro para recuperação de animais silvestres (Foto: Arquivo Infonet) |
O Ministério Público Estadual (MPE) cobra de órgãos ambientais uma solução para os animais silvestres capturados pelo Pelotão Ambiental da Polícia Militar (PPAmb). Não há local adequado para tratamento e reabilitação dos bichos no Estado.
A ideia do MP, portanto, é que seja criado um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na área de propriedade do Governo do Estado no Morro do Urubu, nas proximidades do Zoológico de Sergipe. A possibilidade foi discutida nesta quinta-feira, 13.
Os Cetas são unidades responsáveis por receber, identificar, avaliar e recuperar os animais silvestres obtidos por fiscalização, resgate ou entrega.
Fausto Leite, advogado da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), explica a utilidade do Centro. “Quando são resgatados saudáveis, estes animais são devolvidos a seus habitats naturais. No entanto, se forem encontrados abatidos ou feridos, precisam ser levados a um centro especializado, para que possam se recuperar”.
A implantação do centro depende de recursos do Governo do Estado, que alegou, na audiência, não ter condições financeiras para viabilizar o projeto. O tema voltará a ser discutida no mês de setembro, na Justiça Federal.
Por Victor Siqueira e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B