MPE constata problemas estruturais no Terminal DIA

A promotora Euza Missano acompanhada dos fiscais da Vigilância Sanitária (Fotos: Portal Infonet)

Canaletas de esgoto com coberturas danificadas, fiação elétrica exposta, banheiros interditados, além de lanchonetes manipulando e armazenando alimentos de forma incorreta são os principais problemas enfrentados pelos usuários do Terminal de Integração do Distrito Industrial de Aracaju. O local foi alvo de uma inspeção realizada na manhã desta segunda-feira, 4, pelo Ministério Público Estadual (MPE), Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

No local, fiscais da gerência de Alimentos e de Serviços de Interesses a Saúde da Vigilância Sanitária de Aracaju, realizaram uma inspeção minuciosa e deram orientações aos comerciantes. A Vigilância Sanitária observa a estrutura física das lanchonetes e as condições de armazenamento e manipulação dos alimentos. Os vendedores devem usar avental de cor clara, sapato fechado, touca, entre outros itens. Quem recebe o dinheiro, não pode manipular os alimentos, e os locais devem ter lavatório, sabonete líquido e papel toalha.

Fiscais da Vigilância Sanitária inspecionaram as lanchonetes

O resultado não foi nada agradável e de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Britto, a situação é precária. “Aqui ninguém trabalha com equipamentos de proteção a individual. Vimos um rapaz manipulando mais de 100 sanduíches, sem camiseta, sem gorro, sem luva, totalmente fora do padrão de higienização. Presenciamos comidas todas fora de refrigeração ou aquecimento e materiais armazenados em caixas velhas e rasgadas. Os banheiros estão em estado deplorável. Eles estão em reforma e infelizmente só dois banheiros químicos foram colocados para um grande quantitativo de pessoas que frequentam esse terminal”, detalha.

Ainda de acordo com Ávio Britto, os problemas detectados pela Vigilância Sanitária já foram levados até a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). “Esse relátório já foi entregue a SMTT que está tomando providências, mas no todo, a situação está precária, tanto nesse como nos outros terminais”, avalia.

Providências

Buracos nas canaletas chama atenção durante a fiscalização

A inspeção no Terminal DIA foi convocada pela promotora de Defesa do Consumidor, Euza Missano, que pretende ainda visitar todos os terminais de ônibus da capital sergipana. “O MP vai instaurar um procedimento administrativo para cada terminal para apurar as questões relacionadas à segurança e insalubridade nesses ambientes. Já temos relatórios anteriores e estamos aqui para fazer um comparativo daquilo que foi resolvido e os prejuízos que isso está causando à população usuária do transporte público. O MP vai aguardar os relatórios da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária para adotar providências no intuito de que a população seja recebida com dignidade. O objetivo é que todos os terminais sejam apresentados de forma digna para o atendimento”, explica.

Para a promotora Euza Missano os problemas de ordem estrutural e sanitária tem afetado diretamente a população que utiliza o terminal. “Foram detectados diversos problemas de ordem estrutural e sanitária. A população está em sanitário, só tem dois banheiros químicos que no momento da visita estavam sendo limpos, um odor insuportável. Uma situação que deixa a população constrangida”, lamenta.

Banheiros químicos foram disponibilizados por causa da reforma dos banheiros do terminal

O coronel Reginaldo Moura observa a estrutura do terminal

Defesa Civil

A estrutura do terminal também foi alvo da inspeção, mas de acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, coronel Reginaldo Moura, inicialmente, há problemas de manutenção. "Constatamos que há ferrugens e fiação desordenada, mas ainda faremos uma inspeção mais detalhada, para daí fazer um relatório e encaminhar ao MPE", revela o coordenador.

SMTT

O coronel Péricles Menezes, que é diretor de transportes públicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), relatou à equipe de reportagem do Portal Infonet que o órgão já está realizando reformas nos banheiros e nas instalações elétricas do terminal DIA.

Quanto aos comerciantes, a informação é de que já existe um grupo da SMTT que atua orientando estes profissionais. Ainda de acordo com o coronel, ficou acordado junto aos comerciantes de que o novo terminal Dia teráu área específica para eles e totalmente dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais