Representantes do Banco do Estado de Sergipe (Banese) estiveram na manhã desta segunda-feira, 10, no Ministério Público Estadual (MPE) para apresentar o que já foi implantado nas agências acerca dos critérios de acessibilidade, e o que falta ser adaptado. De acordo com a promotora que conduziu a audiência, Berenice Andrade, o MPE encontra-se na etapa de verificação do cumprimento das exigências feitas aos bancos, uma vez que o processo foi instaurado no ano passado. Audiência no MPE com o Banese discute acessibilidade
Segundo os representantes do Banese, todas as agências bancárias da capital já tiveram as rampas construídas e devidamente adaptadas. Eles afirmaram, também, que as cabines de autoatendimento foram totalmente adequadas para deficientes físicos e visuais. E ressaltaram que o piso táctil, necessário para deficientes visuais, existe nas agências apenas para orientação aos caixas eletrônicos, mas será estendido à recepção.
Quanto ao mobiliário, onde são realizados os atendimentos pessoais e que ainda não foram modificados, representantes do Banese informaram que atualmente existe um atendimento especial na recepção, mas não sabem afirmar se todos os serviços bancários podem ser realizados nesse local. A promotoria concedeu ao banco 10 dias para encaminhar ao MPE como será executada a adaptação do mobiliário.
Sobre os banheiros das agências, o engenheiro do Banese, Augusto Carlos Andrade, afirma que apenas as agências do DIA e do Santos Dumont não tiveram seus sanitários adaptados. “Para agência do DIA serão necessários 90 dias para finalizarmos o processo de adequação. Já na do Santos Dumont existe a impossibilidade física para adaptação dos banheiros, além um projeto de construção de uma nova agência totalmente adaptada”, garante o engenheiro. Segundo a promotora, MPE tem verificado cumprimento das exigências
A promotora Berenice Andrade entende que serão necessários pequenos ajustes em algumas agências que não estão adequadas, e concedeu ao Banese o prazo de 10 dias para que, improrrogavelmente, encaminhe ao MPE os documentos que atestem o que tem sido feito, e ainda o cronograma para a execução da nova sede no Santos Dumont.
Por Helmo Goes e Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B