MPE e MPF querem regularização de criadores de camarão

Carcinicultura terá fiscalização mais presente

Os Ministérios Públicos Estadual e Federal e órgãos ambientais definiram procedimentos para regulamentar e fiscalizar os carcinicultores (criadores de camarão em cativeiro) irregulares no Estado.

Participaram da audiência os promotores de Justiça, Sandro Luiz Costa e Eduardo Matos, a procuradora-chefe da República em Sergipe, Eunice Dantas, o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Sergipe, Manoel Resende Neto, o presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes e representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Codise e dos criadores.

De acordo com o promotor de Justiça Sandro Costa, o estado da criação de camarão em cativeiro é preocupante pela quantidade de carcinicultores que estão irregulares. “Se fossemos supor que existam 300 criadores em Sergipe, destes só uns 35 estariam em situação regular”. Segundo ele, a maioria dos carcinicultores em circunstância irregular ficam na cidade de Nossa Senhora do Socorro na bacia do rio do Sal. “Nossa proposta é intensificar a fiscalização regularizando quem pode ser regularizado”, destacou.

Ficaram definidos na audiência que a Adema, no prazo de 30 dias, deverá apresentar critérios e procedimentos mais rigorosos e eficazes para o licenciamento e monitoramento da atividade. O presidente da Adema informou que será criado um departamento próprio de fiscalização. Outra decisão é que no prazo de 180 dias os carcinicultores irregulares se ajustem aos parâmetros definidos pelos órgãos ambientais, sob pena de responsabilização ambiental

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais