|
Promotora Euza Missano (Fotos: Arquivo Portal Infonet) |
O tempo de espera [cerca de 40 minutos] pelos ônibus das linhas Aquarius/DIA e Aquarius/SUL está deixando moradores da Atalaia e Zona de Expansão apavorados. O problema foi discutido em audiência na manhã desta segunda-feira, 16, na Promotoria dos Direitos do Consumidor do Ministério Público Estadual, que entrará com Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Aracaju e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
De acordo com reclamações dos moradores dos residenciais: Costa Nova, Horto do Carvalho, Águas Belas, Brisa Mar, Franco Freire, Santa Maria, Vila Verde, Laguna, Mirassol, Costa Verde e Loteamento Aquárius, são apenas nove ônibus para servir aos usuários desses complexos habitacionais.
“As duas linhas saem do Terminal de Integração do DIA e da Atalaia, percorrendo um extenso percurso, incluindo todo o Santa Tereza e o 17 de Março e aumentando o tempo de espera pelos ônibus”, ressalta a presidente da Associação de Moradores do Residencial Costa Nova, Ledna Oliveira, lembrando que a situação se agrava no período da noite, quando os usuários aguardam por até uma hora, os coletivos.
![]() |
Usuários se aglomeram quando os ônibus chegam após cerca de 40 minutos de atraso |
Com a demora, a aglomeração de passageiros cresce à cada dia nos terminais e a situação se complica no momento em que os ônibus chegam, sendo que os mais prejudicados são os idosos, as crianças e as pessoas com deficiência, que já não conseguem ter acesso aos lugares reservados.
Na audiência, representantes da SMTT informaram que as desculpas das empresas que operam nas linhas, são variadas, a exemplo da quebra dos ônibus, o que gera autuações por parte da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. E ainda que, “a SMTT tentou viabilizar estudo para melhorar um pouco ou minimizar o problema existente, mas a solução encontrada não foi aceita pelos moradores”.
Segundo a promotora Euza Missano, “diante da gravidade da situação o Ministério Público irá entrar com uma Ação contra a Prefeitura de Aracaju e a SMTT em face dos residenciais da área da Zona de Expansão, visando garantir não somente o aumento de veículos nessas linhas de ônibus, diminuindo o tempo de espera, como também a qualidade dos veículos e a instalação de abrigos”.
Por Aldaci de Souza