Foram apresentadas na 6ª Vara da Justiça Federal, pelo procurador da República Ruy Nestor Bastos Mello, as alegações finais no processo da Operação Caipora. O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) reafirma o pedido de condenação de 14 pessoas envolvidas. Elas foram denunciadas em julho do ano passado.
Essa operação foi realizada num trabalho conjunto pelo MPF/SE e pela Polícia Federal em 13 de junho de 2007 nos Estados de Sergipe, São Paulo, Paraná e Bahia. Os acusados presos naquela data fazem parte de uma organização criminosa que praticava contrabando de cigarros e outros produtos de origem estrangeira.
Entre os denunciados estão comerciantes de Lagarto, Tobias Barreto, Itabaiana e São Paulo. Todos respondem por infrações penais como descaminho, corrupção ativa e passiva, facilitação de contrabando, tráfico de influência, evasão de divisas e formação de quadrilha.
O trabalho de investigação começou em novembro de 2006 e existem no processo interceptações e monitoramentos telefônicos, filmagem de membro da quadrilha efetuando a entrega de cigarros introduzidos ilegalmente no território nacional vindos do Paraguai, fotografias e informações, além de faxes comprobatórios de depósitos bancários destinados ao pagamento dos produtos contrabandeados.
Os réus serão intimados para apresentar suas alegações e, em seguida, o processo será encaminhado para o juiz federal que vai proferir a sentença.
Com informações do MPF/SE