Momento em que PM lança spray de pimenta contra ocupantes (Fotos: Cássia Santana/Arquivo Portal Infonet) |
O Ministério Público Federal (MPF) vai analisar a situação das famílias despejadas do terreno localizado nas imediações do Loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, em Aracaju. O procurador regional da república Ramiro Rockenbach, da Procuradoria dos Direitos do Cidadão, vê semelhança entre as famílias expulsas do povoado Cabrita, em 2014, por força de determinação judicial, e a forma como o processo de desocupação foi realizado, também pela Polícia Militar e em cumprimento a decisão judicial, no bairro Santa Maria na manhã da quarta-feira, 12.
O procurador regional da república se comunicou com defensores públicos que estão acompanhando as famílias do Marivan e está aguardando documentos que deverão ser enviados pela Defensoria Pública para melhor análise. Aos defensores públicos, o procurador da república observou semelhança entre o conflito do Santa Maria e o registrado em 2014 no povoado Cabrita.
A diferença entre os casos, conforme explica o procurador, está no perfil das famílias. No episódio do povoado Cabrita, se identificou o viés da reforma agrária, item que provocou a interferência do MPF e o procurador já ajuizou ação para que a questão seja tratada no âmbito da Justiça Federal. E, no caso do Marivan, o procurador já se colocou à disposição da Defensoria Pública para analisar o que pode ser feito em favor daquelas famílias despejadas.
Policiais se aproximam dos barracos com maquinários |
Os ocupantes do terreno do Marivan, que seria de propriedade de uma construtora, alegam abuso de autoridade e dizem que os militares, quando desencadearam a ação de expulsão em cumprimento à decisão judicial, sequer respeitaram as crianças. Por outro lado, a tenente Belisa França, coordenadora Grupo de Gestão de Crises e Conflitos da Polícia Militar, justificou a ação policial alegando que os policiais teriam reagido a uma resistência ativa dos ocupantes, que teriam ameaçado lançar produtos inflamáveis contra a equipe da PM.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B