MPSE realiza II Seminário sobre Direitos das Vítimas de Crimes Violentos

As inscrições já estão abertas.

As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Escola Superior até o dia das atividades ou preenchimento de todas as vagas disponíveis. (Foto: MPSE)

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e da Coordenadoria de Apoio às Vítimas (COAVIT), promoverá no dia 29 de setembro, o II Seminário sobre Direito das Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos, que será realizado em dois momentos: palestras (8 às 12h) e treinamento (14 às 17h). Os eventos ocorrerão no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede do Ministério Público de Sergipe, sendo destinado a todos os interessados, os quais devem se inscrever para cada uma das atividades separadamente. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Escola Superior até o dia das atividades ou preenchimento de todas as vagas disponíveis.

A edição de 2025 tem como tema “O Novo Paradigma Penal Pró-Vítima: Escuta, Proteção e Ação Integrada” e reunirá especialistas do sistema de justiça, da psicologia e da sociedade civil para refletir sobre avanços institucionais, desafios e experiências voltadas ao fortalecimento dos direitos das vítimas.

A programação será aberta com apresentação cultural e solenidade institucional, seguida da fala do Diretor da COAVIT, o Promotor de Justiça Rogério Ferreira da Silva, que apresentará os resultados e as ações desenvolvidas pela Coordenadoria no período 2024/2025.

Em seguida, a Promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Ana Tereza Giacomini, ministrará a palestra “O Ministério Público e o Novo Paradigma Penal: do discurso à efetivação dos direitos das vítimas”, destacando os avanços normativos e a necessidade de consolidar práticas efetivas de proteção.

Ainda pela manhã, o Professor e Psicólogo Jean Von Honhendorff (videoconferência) abordará o tema “Acolhimento culturalmente sensível a sobreviventes de violência”, trazendo reflexões sobre a escuta empática e humanizada no atendimento às vítimas. A programação contará também com a participação de Mirtes Renata, mãe do menino Miguel Otávio, que apresentará a palestra “Quando a dor se torna voz: o direito das vítimas sob a perspectiva de quem viveu a perda”.

Treinamento

No turno da tarde, será realizado o treinamento “Escuta Protegida em Rede: linguagem de proteção, acolhimento de revelações espontâneas e encaminhamentos seguros”, ministrado pela Professora e Advogada, Antonina Galloti Lima Leão, e pela Psicóloga, Esther Maynard Pereira Mikowski. A atividade será voltada a membros, servidores e estagiários do MPSE, além do público externo, especialmente profissionais da segurança pública, conselhos tutelares, saúde e educação.

Acessibilidade

Pessoas com necessidades especiais devem efetuar a inscrição e preencher o formulário de acessibilidade até o dia 25 de setembro, indicando o tipo de atendimento especial relativo à sua deficiência, para que possam ser adotadas as providências necessárias e possíveis, considerando os recursos humanos e técnicos disponíveis para o evento.

Certificação

– Inscrições abertas até o dia das atividades ou enquanto houver vagas disponíveis.

– Certificado condicionado à frequência mínima de 75% da carga horária, em cada atividade.

– Presença registrada por biometria digital no início e no fim do evento.

 Link

– Clique aqui e faça a sua inscrição.

– Clique aqui e confira a programação completa.

Fonte: MPSE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais