Policiais civis da 1ª Delegacia Metropolitana (1ª DM) prenderam, na última sexta-feira, 5, uma mulher investigada por aplicar diversos golpes relacionados a financiamentos fraudulentos de veículos em Aracaju. A prisão foi realizada por força de mandado de prisão preventiva. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 9.
De acordo com o delegado Augusto César, a suspeita se apresentava como consultora financeira e abordava vítimas que anunciavam veículos para venda em plataformas online. Ela simulava interesse na compra ou na intermediação da negociação, com o objetivo de obter informações pessoais dos proprietários.
Com os dados em mãos, a investigada realizava financiamentos, muitas vezes em nome de terceiros, conseguindo liberar o crédito junto a instituições financeiras. Em seguida, apropriava-se dos valores obtidos. Em alguns casos, a transação sequer era concluída, mas o dinheiro já havia sido liberado, sem que os verdadeiros donos dos veículos recebessem qualquer quantia.
As vítimas somente descobriam o golpe ao serem cobradas por financiamentos que não haviam solicitado. Inicialmente, a mulher chegou a alegar que também era vítima das fraudes. No entanto, a repetição dos casos levou a Polícia Civil a identificá-la como a principal responsável pelos crimes.
Segundo a investigação, os golpes vinham sendo praticados de forma recorrente desde 2020. Ao todo, há pelo menos 56 registros de ocorrência em Aracaju. Além dos quatro inquéritos em tramitação na 1ª DM, a suspeita também responde a procedimentos em outras unidades da capital.
A Polícia Civil orienta que possíveis vítimas compareçam à delegacia da sua área para registrar boletim de ocorrência. Informações e denúncias também podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia, no número 181. O sigilo do denunciante é garantido.
Fonte: SSP/SE