Mulher foi empurrada para o mangue (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Um homem ainda não identificado tentou estuprar uma mulher, que praticava atividade física no calçadão da Praia 13 de Julho, em Aracaju. De acordo com informações da delegada da polícia civil, Rosana Freitas, a vítima costuma andar com um canivete e conseguiu se defender, atingindo o agressor, evitando a prática do crime. O agressor chegou a empurrá-la para o manguezal, mas ficou ferido, fugiu e a polícia ainda não o identificou.
A delegada Rosana Freitas gravou um áudio que está circulando nas redes sociais, alertando as pessoas que costumam frequentar a região para fazer caminhadas. “É prudente avisar”, considera a delegada, no áudio. “Ele [o agressor] não foi preso e é possível que volte a agir”, alerta.
A autoria do áudio foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). De acordo com a assessoria, a delegada Rosana Freitas estava de plantão entre os dias 31 de dezembro e primeiro de janeiro na Delegacia Plantonista Sul e acabou surpreendida com a vítima, que prestou boletim de ocorrência e solicitou providência à Polícia Civil, narrando a história. “Ela [a vítima] costuma andar com um canivete e conseguiu se defender lesionando o infrator, mas ele conseguiu fugir”, avisou.
Números
A estatística revelada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública é assustadora. Não há como fazer comparação porque os dados referentes a 2017 não estão completos. A estatística apresenta os números até o mês de outubro do ano passado. Durante todo o exercício de 2016, foram registrados 541 estupros e entre os meses de janeiro e outubro do ano passado, a SSP registrou 448 casos.
Em ambos os anos, conforme a estatística da SSP, o maior número de crimes desta natureza é praticado contra vulneráveis. Em 2016, dos 541 casos, 378 crimes foram classificados como estupro de vulnerável, com base no artigo 217 A do Código Penal, representando 69,87% dos casos.
Já no período de janeiro a outubro de 2017, foram 299 estupros de vulneráveis, representando 66,74% da totalidade dos estupros investigados pela Polícia Civil.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B