Mulheres ampliam presença no ambiente empresarial

Luciná decidiu investir no próprio negócio e comemora resultados (Foto: divulgação/Sebrae)

Sergipe tem se destacado nos últimos anos pelo aumento da participação feminina no comando dos pequenos negócios. Um estudo realizado pelo Sebrae em parceria com o Dieese e divulgado no final do ano passado, intitulado Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, mostra que entre 2001 e 2011 o número de mulheres  de um negócio passou de 69 mil para 93 mil.

Esse crescimento, de quase 40%, levou o estado a conquistar o terceiro lugar no ranking de empreendedorismo feminino no país.  O percentual é superior à média nacional, que é de 31%, e só fica abaixo do registrado no Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Hoje as sergipanas já são responsáveis pelo comando de 35,8% das micro e pequenas empresas – aquelas com faturamento de até R$ 3,6 milhões. Em 2001, esse percentual era de apenas 19,2%. O levantamento mostra que essas empresárias são predominantemente jovens (50,2% delas possuem entre 18 e 39 anos), chefes de família (40%), possuem ao menos um filho (70%) e também desempenham atividades domésticas (95% delas).

Elas exercem suas atividades principalmente no Comércio, sobretudo na venda de roupas, acessórios e calçados. Os setores de Serviços e Indústria também abrigam considerável número de empreendimentos femininos.

Duas dessas mulheres que decidiram apostar no próprio negócio são as jovens Lorena e Luciná Peixoto. Há um mês elas abriram um restaurante especializado em massas no conjunto Augusto Franco, zona sul da capital. Antes de iniciar as operações do Villa Macarrone, as duas procuraram o Sebrae e receberam uma série de orientações dos técnicos da entidade.

“Hoje já contamos com sete colaboradores e fornecemos mais de cem pratos diariamente. Colocamos em prática um serviço de disk entrega e já conseguimos alcançar resultados bastante satisfatório. A nossa expectativa para os próximos três meses é duplicar a quantidade de pratos vendidos e ampliar ainda mais o número de pessoas contratadas”, destaca Luciná.

Preparação

Os dados mostram que as mulheres se preparam mais antes de abrir um negócio. Mais de 40% delas têm nível superior completo ou mais, enquanto o percentual no sexo masculino é de 32%. Entre 2001 e 2011, o número médio de anos de estudo das mulheres cresceu 20%, passando de 7,0 anos para 8,4 anos.

Apesar dessa evolução nos índices, um dado ainda é desanimador: as mulheres apresentam faturamento inferior ao alcançado pelos homens. Mais de 70% delas recebem até dois salários mínimos, enquanto entre os homens esse percentual é de 59%. Por outro lado, o rendimento médio real das empresárias, já descontada a inflação, cresceu 41% nos últimos dez anos, quatro por cento a mais que entre os homens.

“As mulheres estão ocupando mais espaço no mercado e buscando a qualificação necessária para empreender com sucesso. Isso é extremamente importante para a nossa economia, já que as empresas criadas por elas estão cada vez mais sólidas, resultando na geração de mais empregos”, destaca o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos.

A necessidade de administrar uma dupla jornada (casa e trabalho) leva as mulheres empreendedoras a possuírem em uma carga de trabalho no seu negócio um pouco inferior a dos homens. Ainda assim, 25% delas trabalham mais de 45 horas por semana (42% dos homens trabalham no negócio mais de 45 horas). A média de horas trabalhadas na semana foi de 35 horas.

De acordo com o estudo, as empreendedoras contam com acesso mais facilitado aos meios de comunicação e informação que os homens. Quase 95% delas possuem telefone fixo ou celular em casa, 54% têm microcomputador e 48% contam com acesso à internet. O percentual entre os homens foi de 89%, 44% e 37%, respectivamente.

Fonte: Sebrae

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