Município adotará medidas para minimizar efeito da chuva

Segundo prefeito, reparos serão feitos nos canais (Fotos: Portal Infonet)

O município de Aracaju está em alerta com as chuvas que vem caindo na capital e causando prejuízos à população. Diante dessa situação, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, garante que vai adotar algumas medidas para minimizar os efeitos das chuvas.

Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, dia 25, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho destacou que obras emergências estão sendo realizadas em áreas da capital. Segundo ele, serão feitos reparos nos canais que tiveram elevação das chuvas e que comprometeram a sua estrutura. Além disso, será realizado o alargamento do canal da avenida Euclides Figueiredo na tentativa de drenar a água das chuvas.

“O canal da Airton Teles ultrapassou e a força da água foi tamanha que derrubou parte das paredes do canal, mas estamos trabalhando para restaurar esse canal. Na Euclides Figueiredo estamos fazendo obras de desobstrução porque as vias ficaram inundadas. Como as ruas perpendiculares são de piçarras, carregam barros e entopem as galerias, estamos precisando fazer o alagamento do canal através da drenagem para que as águas possam correr e isso vai ocorrer agora”, diz.

O prefeito informa que se reunirá ainda nesta segunda-feira, 25, com o presidente da Deso, na tentativa de realizarem um trabalho conjunto para ver o que pode ser feito em benefício da população.

O Portal Infonet esteve no último domingo, 24, visitando as regiões dos conjuntos Santa Lúcia e Sol Nascente e constatou os transtornos causados pela chuva à população, ocasionada pelo aumento da vazão do Rio Poxim, fazendo com que o canal transbordasse.

Coletiva aconteceu nesta segunda-feira, 25

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval, equipes do órgão estão nos conjuntos afetados pelas chuvas para ver o que pode ser feito. “No caso do Rio Poxim, por ter uma bacia muito maior e abrange boa parte do estado, esse problema só será efetivamente esvaziado quando a última gota que tiver caído em sua nascente chegar na cidade, o que pode demorar dias. Já estamos com equipes lá, agora não tive retorno ainda dos técnicos, o que se espera é que se a água baixar, aí sim, identificaremos os estragos e haverá uma ação da prefeitura no sentido de reparar os canais e desobstruir as vias. Peço também paciência a população no sentido da pavimentação que tenha sido danificada, pois ela será refeita apenas nos locais mais críticos”, garante.

Defesa civil

Segundo o coronel Reginaldo Moura, coordenador da Defesa Civil Municipal, as áreas afetadas estão sendo monitoradas pelo órgão. “Todo o contexto de Aracaju teve efeitos dessa chuva sobre o município e onde a população sofreu foi nas áreas onde margeiam o Rio Poxim. A gente esteve na Jabotiana, JK, Santa Lúcia, Sol Nascente, Aeroporto e Largo da Aparecida que foram áreas mais comprometidas. A gente está verificando ainda hoje as áreas de morro, porque depois da chuva, o solo fica encharcado comprometendo a estrutura das casas e podendo haver deslizamentos de terra”, afirma.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais