“Musicalidade”, por Rubens Lisboa

E continuando, como estamos fazendo há duas semanas, o nosso flash com cantoras que estão lançando CDs, a seguir, a análise de mais dois lançamentos.

 

L A N Ç A M E N T O      1

 

Cantora: CAMILA COSTA

CD: “REFLEXO”

Gravadora: FINA FLOR / ROB DIGITAL

 

Ruy Quaresma, produtor musical de primeira, apresenta ao público uma cantora e compositora bastante interessante. Trata-se da jovem Camila Costa que, acompanhando-se de um inspirado repertório, conseguiu realizar um memorável disco de sambas, mas daquele tipo de samba classudo que pode ser ouvido sem o menor receio e que deixa o gosto de “quero mais”.

Emoldurada por belos arranjos, Camila se mostra uma compositora fluente, ainda que se saia melhor, nesta seara, quando divide as suas criações com parceiros.

A voz – um misto de Rosa Passos e Fátima Guedes, esta última, aliás, participando do álbum tanto como compositora (“Escritório”) quanto como cantora, dividindo os vocais na canção “O Meu Guri” (de Chico Buarque) – é agradável e afinada e se amolda como uma luva nas faixas mais interessantes do trabalho: “Valsa Rosa”, “Circular” e “A Bailarina”. Uma estréia promissora!

 

L A N Ç A M E N T O      2

 

Cantora: FERNANDA NORONHA

CD: “FERNANDA NORONHA”

Gravadora: INDIE RECORDS

 

Distribuído pela Indie Records, já se encontra nas lojas o primeiro CD de Fernanda Noronha. A bela morena é também a compositora das treze faixas do disco, onze delas em parceria com Jair Luz. Seu timbre vocal seguro mistura, no liqüidificador de influências, as cantoras Jane Duboc e Daniela Mercury. A forma de cantar tem pitadas de jazz e de soul, mas a opção por popularizar o seu canto se faz nítida ao longo do trabalho. Os destaques do álbum ficam por conta de “Feira Livre” e “Perfume”.

Cercada por músicos de primeira linha (Ricardo Silveira no violão, Léo Gandelman no sax, Armando Marçal na percussão e Carlos Balla na bateria, por exemplo), Fernanda Noronha se mostra outra boa surpresa!

 

N O V I D A D E S

 

·                     Já se encontra nas melhores lojas o novo CD do muito justamente mega-festejado sergipano, radicado há anos em Recife, DJ Dolores. O trabalho se intitula “Aparelhagem” e nele o nosso artista soube mostrar todo o seu talento de compositor (quase todas as canções são de sua própria autoria) e de músico (ele é o responsável pelas programações eletrônicas e execuções de percussão e sintetizador). O disco é permeado pela participação da cantora Isaar, responsável pelos vocais de várias faixas e co-autora de algumas canções. Dentre os destaques estão: “Trancelim de Marfim” (com seu belo arranjo que varia entre o samba e o maracatu), “Azougue” (e todo um clima rave) e “Sanidade” (fortemente influenciada pelo brega de ritmos do Norte do País). Uma boa oportunidade para se conhecer a prata da casa que já se destaca a nível nacional  e internacional!

·                     Incansável, Alcione já prepara em estúdio seu novo CD. Enquanto isso, no CD instrumental que lança ainda este ano pelo selo Dubas, Marcos Valle mistura músicas novas e antigas. Por sua vez, Adriana Calcanhotto compõe canções novas que vão integrar o repertório de seu próximo disco, nas lojas até o final do ano. Já estão confirmadas parcerias com Moreno Veloso (em “Maré”), e com o produtor Kassin (em “Quando Nara Ri”).

·                     Com as participações de Chico César, Geraldo Azevedo e Dominguinhos, sairá em breve o primeiro DVD do Quinteto Violado que deverá levar o sugestivo título de “Cinco Pebas na Pimenta” e cujo roteiro de canções pretende contar a história da música nordestina.

·                     A roqueira baiana Pitty terminou de gravar o seu segundo CD que sairá em agosto pela Deckdisc. Aproveitando o sucesso da garota, a gravadora está lançando em Portugal o álbum de estréia da artista e seu primeiro DVD, os quais serão comercializados no exterior no formato de dual disc (um disco duplo que toca como CD em um lado e roda como DVD no outro).

·                     Oferecida inicialmente para Leila Pinheiro, terminou sendo regravada pelos irmãos Caymmi (Nana, Dori e Danilo) a música de abertura da novela “Essas Mulheres”, nova empreitada da Rede Record. Trata-se de “Pop Zen”, do repertório do grupo baiano Lampirônicos e que já havia sido registrada anteriormente também por Ivete Sangalo. Também integrarão o CD da trilha as cantoras Sandra de Sá, com a canção “Duas de Mim”, e Joanna, com a música que batiza a trama, ambas canções inéditas gravadas especialmente para a produção.

·                     Danni Carlos está lançando, via BMG, mais um volume do seu projeto “Rock’n’Road”, no qual interpreta, em inglês, diversas canções conhecidas, emolduradas por arranjos onde as bases se sustentam nos bem executados violões dos músicos Rick Ferreira e Rogério Lucas. Com o subtítulo de “All Night”, o disco comprova a excelente qualidade técnica da cantora de voz clara, bonita e sensual. Entre ótimos momentos e outros nem tão bons assim, os destaques ficam por conta das releituras de “You Oughta Know” (Alanis Morrisette), “Another Perfect Day” (Stacy Jones), “Freedom” (George Michael) e “Mercy Street” (Peter Gabriel).

·                     O maranhense Glad está lançando pela Mills Records o seu primeiro CD intitulado “Por Inteiro e o Quase Tudo”. Bom cantor e compositor razoável, o disco tende para o pop moderno que vem se banalizando com a enxurrada de trabalhos no gênero que assola o mercado atualmente. Mas há destaques: “Meu Bem” e “Balangandãs” são bem concebidas e trabalhadas. Com exceção de “Você é Tudo”, do conterrâneo Mano Borges, e da regravação dançante de “Vesti Azul”, de Nonato Buzar, todas as demais faixas são de autoria do próprio Glad, algumas delas com parceiros.

·                     Oriundo de registro ao vivo do show “Canto em Qualquer Canto”, realizado em dezembro do ano passado, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, estará nas lojas em agosto o novo CD de Ney Matogrosso. Do repertório constam, além da faixa-título (parceria de Itamar Assumpção e Ná Ozzetti), “Oriente” (Gilberto Gil), “Tanto Amar” (Chico Buarque) e “Já Te Falei” (Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Carlinhos Brown e Dadi Carvalho). O artista é acompanhado somente por um quarteto de violões, o que confere ao trabalho um cunho camerístico.

·                     A cantora brasileira Georgia Brown, uma das mais poderosas vozes do mundo (inclusive com registro no Guiness Book como o maior alcance vocal do planeta), está festejando a venda de quase 300 mil cópias de seu último single. Mas isso na Europa, porque aqui no Brasil infelizmente ainda vale o velho ditado: santa de casa não faz milagre.

·                     A idéia é excelente! Num CD duplo, reuniram-se gravações de uma mesma canção em duas versões: roots e dub. Para quem não sabe, a primeira quer dizer tradicional; já a segunda diz respeito a uma série de técnicas e ferramentas que consiste basicamente na arte de ressaltar as freqüências graves e adicionar texturas e efeitos a uma faixa previamente gravada. E não é que o resultado ficou à altura da idéia? Assim, músicos (na sua maioria pernambucanos) deram a cara do disco “Mauritsstadt Dub”, que sai pelo Selo Candeeiro. Dá gosto de ouvir grandes artistas populares, como Mestre Salustiano, Lia de Itamaracá, Caju e Castanha e Dona Cila do Côco, cantando primeiro suas canções em estilo próprio e depois revestidas pela modernidade criativa de gente como Apollo 9, Fred Zero Quatro, Kassin e Berna Ceppas. A propósito: o sempre excelente percussionista Naná Vasconcelos dá um show à parte na faixa “Macaco”. Imperdível!

·                     O CD “Vanusa Diferente” é um lançamento da gravadora BMG e não da Som Livre como, equivocadamente, foi informado na semana passada.

 

Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais