O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) ouviu 2002 eleitores, em 143 municípios brasileiros, entre terça e quarta-feira, fazendo a mesma pergunta que os brasileiros vão responder amanhã: “o comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?”. O resultado foi apertado: 51% disseram Não e 41% responderam Sim.
A margem de erro da pesquisa divulgada ontem, no Jornal Nacional, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Com a margem de erro, o Não ficaria entre 49% e 53%. E o Sim entre 39% e 43%.
A pesquisa do Ibope também revelou como homens e mulheres votariam no referendo. Dos homens, 58% disseram Não e 36%, Sim. Votos em branco, nulos e eleitores indecisos são 5%. Já entre as mulheres, 45% disseram Não. E também 45% responderam Sim. O índice dos votos em branco, nulos e das eleitoras indecisas é o dobro do que foi registrado entre os homens: 10%.
A pesquisa do Ibope registrou que o Sul é a região onde o Não vence com a maior folga: 74% contra 22%. Votos em branco, nulos e eleitores indecisos, 4%. O Ibope calculou também os votos válidos – excluindo brancos, nulos e indecisos. É com votos válidos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha na totalização de eleições. Por este critério, 55% por cento disseram Não. E 45% responderam sim.