Nestor Piva: incêndio foi devido à sobrecarga elétrica, diz laudo

O incêndio não foi provocado por ação direta e proposital e os peritos encontraram fiação com seção interna mínima à recomendada. (Foto: SSP/SE)

O Instituto de Criminalística (IC) concluiu o laudo pericial sobre o incêndio que ocorreu no Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, no dia 28 de maio. A área onde teve início o incêndio foi a de prescrição médica e o fogo se propagou para a sala de medicamentos, e a partir daí houve a ampliação do incêndio.

A Criminalista concluiu que não houve um incêndio provocado por ação direta e proposital. Também foi descartada a possibilidade de o incêndio ter-se originado acidentalmente, resultado de imprudência ou negligência de alguma pessoa ao manipular material ou produto incandescente.

Além do perito signatário, José Fernando Dutra Fontes, a equipe do Instituto de Criminalística responsável pelo levantamento técnico-pericial no local de crime foi composta pelos peritos criminalísticos André Luiz Teles Feitosa, Daniel Ornelas Ribeiro e Lucas Lima Nascimento. Os exames periciais foram realizados em quatro áreas do local alvo: Área 01 (Sala de Estabilização); Área 02 (Sala de Medicamentos); Área 03 (Sala de Prescrição Médica) e Área 04 (Enfermaria).

O incêndio não foi provocado por ação direta e proposital e os peritos encontraram fiação com seção interna mínima à recomendada (Foto: SSP/SE)

O exame pericial teve por objetivo constatar os vestígios materiais produzidos pela destruição total ou parcial de objetos, edificações e estruturas do local, em virtude da ação direta ou indireta do agente físico fogo, e estabelecer a etiologia do incêndio, ou seja, determinar o ponto de origem – foco do fogo -, o agente ígneo – fonte de calor -, a causa e a classificação do incêndio. Além de verificar, se houve perigo à vida e as demais circunstâncias para a elucidação do fato.

O laudo concluiu que, em face dos exames realizados e considerando os resultados, a perícia apontou, como hipótese mais provável, a ocorrência do fenômeno termoelétrico de sobrecarga na Área 03 da UTI – Ala Covid do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva (Sala de Prescrição Médica), em decorrência do aumento da potência do sistema elétrico, consequência da derivação realizada no circuito a partir de uma das tomadas da Área 04 (Sala de Enfermaria).

Elementos materiais

O traço de fusão coletado foi avaliado utilizando-se um Microscópio Digital com ampliação de até 500x. Durante a análise, verificou-se pouco grau de polidez, maior rugosidade em sua superfície, rigidez, e forma irregular. Posteriormente, o traço foi submetido à corte de seção transversal através da máquina de corte com faca rotativa IsoMet LS na Universidade Federal de Sergipe (Campus Itabaiana). A seção também foi avaliada microscópicamente, confirmando a análise anterior.

Os cabos elétricos coletados na sala de medicamentos e na sala de enfermaria foram mensurados com o auxílio de um paquímetro –  ferramenta de precisão que mede distâncias. Através da fórmula matemática.

SMS

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que diante do resultado do Laudo do Instituto de Criminalística, que aponta a causa do incêndio em ala do hospital Municipal Nestor Piva como fenômeno termoelétrico, descartando negligência ou imprudência, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da diretoria jurídica, avalia a possibilidade de responsabilizar judicialmente o fornecedor do aparelho, haja vista ser um equipamento novo, recém-instalado por empresa autorizada.

“Após o incêndio ocorrido em maio, a gestão municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, realizou a recuperação da área afetada com serviços como instalações elétricas, instalação de novo sistema de climatização, ampliação da subestação elétrica, rede de gases medicinais entre outros”, diz em nota.

Ainda segundo a pasta, “durante todo o tempo em que esteve administrando o Nestor Piva, a unidade mantinha projeto de combate a incêndio e, em diversas ocasiões, a SMS realizou adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, como recarga de extintores e sinalização atualizadas com todas as normas de segurança vigentes”, finaliza a nota.

Fonte: SSP/SE

A matéria foi alterada às 12h55 do dia 06/08/21 para acréscimo da nota oficial enviada pela SMS.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais