Nordeste não tem nenhum município livre de analfabetismo

O Ministério da Educação (MEC) já começou a entregar o selo Município Livre de Analfabetismo, para as cidades que atingirem um índice de alfabetização igual ou maior a 96%. Até o momento, nenhum município do Nordeste, Centro-Oeste ou Norte conseguiu alcançar esse índice.

 

Até o momento, 64 localidades que já receberam o selo, a maioria delas, na Região Sul, sendo que 40 deles estão no Rio Grande do Sul. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2007 (Pnad), divulgada pelo IBGE, embora a taxa de analfabetismo tenha diminuído no Nordeste, a região ainda tem 35,5% da população sem saber ler nem escrever.

 

PDE

 

O selo é uma das iniciativas do Programa Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo as intenções do Programa, será responsabilidade da dos municípios mobilizar os analfabetos e qualificar os professores, já a União deve destinar recursos para bolsas para os professores, material didático, merenda e transporte escolar.

 

Tem prioridade de atendimento, os 1.100 municípios com taxas de analfabetismo superior a 35%. Um outro foi selo criado, o Município Alfabetizador, para as ciades que conseguirem reduzir a taxa de analfabetismo em, no mínimo, 50% até 2010.

Veja abaixo a lista dos municípios que receberam o selo Município Livre de Analfabetismo.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais