Nota da Justiça sobre a confusão na balsa do Mosqueiro

A assessoria de Comunicação da Justiça Federal em Sergipe encaminhou Nota Pública sobre a confusão na balsa do mosqueiro. O Portal Infonet publicou ontem a nota da Polícia Federal. Leia a nota na íntegra:

“NOTA PÚBLICA

 

                               A AJUFE – Associação dos Juízes Federais do Brasil e a REJUFE – Associação dos Juízes Federais da 5ª. Região, em defesa das prerrogativas institucionais de seus membros e associados, e diante dos acontecimentos reproduzidos na imprensa televisiva e no site NE Notícias, no dia 12 de janeiro de 2009, manifesta-se nos seguintes termos:

 1. Não é verdade que o gerente da empresa F.Andreis, administradora das balsas que fazem a travessia entre o Mosqueiro e Terra Caída, Sr. Itacy Marques, foi preso na manhã desta segunda-feira (12) por ter cobrado a taxa de travessia para a juíza federal, Lidiane Vieira Bomfim Pinheiro de Meneses.

 2. Também não é verdade que a referida magistrada pretendia fazer a travessia gratuitamente. Ocorre que, em 08 de dezembro último, a funcionária do guichê da referida empresa informou ao Agente de Segurança da Justiça Federal Tiago Aurélio de Jesus, que então conduzia o veículo oficial da 7ª. Vara Federal que, a exemplo das viaturas policiais e do corpo de bombeiros, carros oficiais em serviço não seriam cobrados pela travessia no Vaza Barris. Tanto assim que, naquele mesmo mês, foram realizadas duas travessias com o carro oficial sem qualquer cobrança.

 3.Baseado nessa informação, o agente de segurança que conduzia o veículo oficial na data de hoje, ao se posicionar para a  travessia, foi surpreendido por outro empregado da F. Andreis, que posteriormente soube tratar-se do gerente Itacy Marques, exigindo-lhe o pagamento. Diante dessa circunstância, só então a magistrada questionou acerca da travessia de veículos oficiais, tendo em vista a previsão de trânsito livre concedida a magistrados e outros agentes públicos no exercício de sua função.

 4. De forma um tanto quanto insolente, o Sr. Itacir Marques afirmou que a juíza poderia fazer a travessia, mas o carro, não. Em vista desta resposta, a magistrada se prontificou a efetuar o pagamento pela travessia do veículo oficial, ao tempo em que solicitou a identificação da pessoa a quem se dirigia a fim de providenciar um ofício da direção do foro, em Aracaju, para esclarecer formalmente acerca do trânsito de veículos oficiais em serviço.

 5. O gerente da F. Andreis, em tom alto e destoando das normas básicas de urbanidade, acusou a juíza de ter abusado da autoridade e dito que não iria fornecer sua identificação, pois a Juíza não era integrante do Ministério do Trabalho, afirmando que a magistrada só passaria se pagasse.

 6. Em razão da falsa imputação de crime de abuso de autoridade, a magistrada representou, junto à Polícia Federal, o gerente da F. Andreis, para a apuração dos fatos, sem que, em momento algum, houvesse dado voz de prisão ou constrangido o referido funcionário por qualquer meio.

 7. Tanto assim, que o mesmo se dirigiu pessoal e livremente, no seu veículo particular para prestar esclarecimentos na sede da Polícia Federal, onde foi instaurado termo circunstanciado para apuração dos fatos.

 8 – A Delegacia da AJUFE em Sergipe e a Vice Presidência da REJUFE – Associação dos Juízes Federais da 5ª. Região, lamenta o episódio, provocado sobretudo pela conduta ofensiva e desrespeitosa do empregado da F. Andreis que, não satisfeito, aparentemente repassou os fatos de forma inverídica e distorcida para a imprensa. 

 

Edmilson da Silva Pimenta 

 Fernando Escrivani Stefaniu

Juiz Federal    

 Juiz Federal

Delegado da AJUFE em Sergipe 

  Vice Presidente da  REJUFE

                                                                                      

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais