
A nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor-SE) tomou posse na última terça-feira, dia 16, em cerimônia realizada na sede da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE), em Aracaju. O presidente eleito Guilherme Fraga assume o comando da entidade sindical no lugar de Milton Alves Júnior.
A direção recém-empossada tem 28 jornalistas e dois representantes de entidades da sociedade civil, conforme prevê o estatuto do Sindijor. Os dirigentes têm mandato de três anos.
A nova gestão tem vários desafios até 2028, entre eles: a luta pela aprovação da PEC do Diploma, que restabelece a obrigatoriedade da formação superior específica para o exercício do jornalismo no Brasil; a valorização do piso salarial; a reforma da sede do Sindijor e o saneamento de dívidas da entidade sindical.
A solenidade foi seguida por uma palestra do procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Emerson Resende, que discutiu o tema “Pejotização Fraudulenta no Brasil”. Ele destacou os impactos da prática nos veículos de comunicação, alertando para a precarização das relações trabalhistas e a necessidade de vigilância e organização coletiva para proteger direitos fundamentais dos jornalistas.
Fonte: Sindijor-SE