Novas regras para ciclomotores entram em vigor hoje

Bicicletas elétricas com motor de até 1kW não precisam de registro

Bicicletas elétricas com motor de até 1kW não precisam de registro (Foto: Pixabay)

A partir desta quinta-feira, 1º, entra em vigor a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que redefine a classificação para os ciclomotores ou veículos leves eletrificados de duas ou três rodas e estabelece critérios para circulação em vias públicas.

Além do registro no Detran, a resolução inclui o emplacamento, licenciamento, e exigências como a CNH, Carteira Nacional de Habilitação categoria A, e o uso de capacete para o condutor. Fazem parte desta categoria modelos como as famosas cinquentinhas e versões elétricas com potência de até 4KW. Veículos que ultrapassarem esses limites passam a ser classificados como motocicleta, motoneta ou triciclo, exigindo habilitação adequada para cada tipo.

A resolução determina, ainda, que o proprietário apresente nota fiscal para fazer o registro do ciclomotor. Sem a documentação, os veículos ficam proibidos de circular. Os ciclomotores devem ter espelhos retrovisores, farol dianteiro branco ou amarelo, lanterna traseira e luz de freio vermelha, velocímetro, buzina, pneus em boas condições e dispositivo para controle de ruído do motor. Bicicletas elétricas com motor de até 1kW não precisam de registro.

Se o veículo estiver em desacordo com as exigências, o condutor pode perder 7 pontos na carteira de habilitação, ter o equipamento apreendido e ainda pagar uma multa de R$ 293,47.

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais